Encontro discute ações
do projeto Belvedere
para o ano que vem

Também foi apresentado balanço das ações realizadas em 2015. Localizado no Centro Histórico de Curitiba, o prédio tombado pelo Patrimônio Cutural do Paraná foi doado pelo Estado à Academia Paranaense de Letras. O projeto envolve revitalização do entorno
Publicação
17/12/2015 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O projeto da reforma do Edifício Belvedere e da revitalização da Praça Cândido Lopes, no bairro São Francisco, Setor Histórico de Curitiba, foram temas de mais um encontro nesta quinta-feira (17). O Belvedere, tombado pelo Patrimônio Cultural do Paraná, foi doado pelo Governo do Estado à Academia Paranaense de Letras (APL). Com a reforma, o prédio de dois andares abrigará um Café Escola do Senac-PR no térreo e no segundo andar a sede da APL.
As obras serão feitas em duas etapas. A primeira, em andamento, é a reforma para instalação do café. Na segunda está prevista a restauração do prédio, com recursos provenientes da Lei de Incentivo à Cultura.
Na reunião desta quinta-feira, coordenada pelo secretário para Assuntos Estratégicos, Flávio Arns e a presidente da Academia Paranaense de Letras, professora Chloris Casagrande Justen, foram apresentados os avanços dos projetos até o final de 2015 e traçados as metas e objetivos para 2016, quando deve ser concluída a reforma do edifício.
O encontro aconteceu no Museu Paranaense e reuniu representantes do Governo do Estado, da prefeitura de Curitiba, do comércio, de entidades religiosas e demais instituições instaladas na região do São Francisco.
QUATRO EIXOS - A conversa girou em torno de quatro eixos: as obras do prédio Belvedere, as intervenções no entorno do edifício e da Praça João Cândido, o turismo do Setor Histórico e o reforço da segurança na região.
“A expectativa é que a partir do ano que vem isso se torne ainda mais realidade, pois tudo já está encaminhado. Todos os projetos já estão em execução. Esperamos que a comunidade do Paraná se orgulhe de uma região que é tão bonita e importante para todos nós”, afirmou o secretário Flávio Arns. “Todos querem trabalhar no mesmo caminho”, disse a presidente da Academia Paranaense de Letras.
Este foi o terceiro encontro do ano para discutir sugestões e contrapontos do projeto. O próximo encontro está agendado para o mês de fevereiro. “Foram três reuniões muito importantes com várias entidades reunidas e mais de 40 pessoas interessadas em revitalizar o Centro Histórico a partir do Prédio Belvedere”, disse Flávio Arns.
BELVEDERE - O Senac-PR está avançando na reforma de adequações do Edifício Belvedere para implantar, no primeiro andar do prédio, o Espaço Gastronômico- Café Escola, que deverá começar a funcionar em abril de 2016. No segundo andar ficará a sede da Academia Paranaense de Letras.
Já foram contratados os projetos elétrico, hidráulico, da rede lógica e de prevenção de incêndios, a limpeza das áreas internas do prédio e o consertos no telhado do imóvel. Além disso, o prédio Belvedere já conta com uma empresa de vigilância 24 horas e com a projeção do mobiliário.
ENTORNO - Para entender as necessidades dos arredores da praça Cândido Lopes, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC) realizou uma pesquisa de levantamento de necessidades e desejos dos empresários que possuem estabelecimento na região. Os projetos ainda estão sendo discutidos, com atenção especial à segurança e ao turismo da região.
O Setor Histórico da cidade está sendo estudado para reativar o ponto de informações turísticas no espaço, com projeto de aumentar a presença de turistas na região. “A intenção é atrair pessoas diferentes e potencializar a movimentação que já existe nessa área do São Francisco. O turista vem, mas acaba não ficando. O que se pretende é fazer dessa região uma área de lazer e de convívio”, explica a coordenadora de projetos urbanos do IPPUC, Carla Choma Frankl.
Mais iluminação e a instalação de um sistema de monitoramento da Guarda Municipal são algumas das ações para ampliar a segurança na região.
REUNIÃO – Participaram da terceira reunião sobre o projeto representantes da Câmara de Vereadores de Curitiba, das secretarias estaduais da Cultura e da Comunicação Social, da Polícia Militar, da Secretaria do Turismo de Curitiba, Instituto de Turismo de Curitiba, IPPUC, Fundação Cultural de Curitiba, União dos Escoteiros do Brasil, Rede Empresarial do Centro Histórico, Fecomércio e Sesc/Senac, Hotel Blumenau, Sebrae e da Sociedade Garibaldi.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS