Encontro debate
regionalização do
turismo no Paraná

O encontro foi realizado em Faxinal do Céu e contou com a presença de 300 participantes dos 20 municípios que fazem parte do Território - Lagos e Colinas (da Associação de Municípios - Cantuquiriguaçu)
Publicação
18/07/2014 - 14:50
Editoria
A presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika, participou de mesa-redonda sobre o tema “Políticas Públicas Voltadas ao Turismo” durante o III Encontro de Turismo e Produção Associada do Território de Cantuquiriguaçu, em Faxinal do Céu (Pinhão).
O encontro, encerrado quinta-feira (17), contou com a presença de 300 participantes dos 20 municípios que fazem parte do Território - Lagos e Colinas (que abrange o território da Associação de Municípios - Cantuquiriguaçu) com 16 prefeitos dos respectivos municípios. Também estiveram presentes representantes da Emater e Sebrae.
Um dos pontos abordado por Juliana Vosnika foi sobre a regionalização do turismo que é um modelo de gestão de política descentralizada que foi criado com objetivo de desenvolver os municípios agregados a regiões turísticas, dando qualidade ao produto e diversificando a oferta para proporcionar o aumento da taxa de permanência do turista.
Segundo Vosnika, o desafio é aprimorar o modelo de gestão pública para o turismo de forma descentralizada e participativa, de modo a gerar divisas, criar empregos, contribuir para a redução das desigualdades regionais e possibilitar a inclusão dos mais variados agentes sociais.
OFICINA - Ainda no encontro, houve oficina técnica “Gastronomia Turística”, com a presença de chefs de cozinha e estudantes, com explanação do projeto “Gastronomia Paraná” em execução pela autarquia estadual. O III Encontro de Turismo e Produção Associada é promovido pela Câmara de Turismo do Condetec, Emater, Associação dos Municípios de Cantuquiriguaçu e Prefeitura Municipal de Pinhão.
NOVA REGIÃO - Ao destacar a importância do turismo local Juliana Vosnika lembrou da criação da nova região turística formada por 20 municípios, citando a região Lagos & Colinas que vem trabalhando para ser um polo receptivo de turismo.