Encontro aborda
atendimento a pessoas
em situação de risco social

Evento trata da organização do serviço nos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Desde 2011, quase 103 mil pessoas foram atendidas pelo serviço no Estado
Publicação
21/11/2016 - 12:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Profissionais que trabalham com o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos na Grande Curitiba estão reunidos nesta segunda-feira (21), na Capital, para tratar da organização do serviço nos 29 municípios que compõem a região. Eles participam do 5º Encontro das Equipes Técnicas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que acontece no auditório Mário Lobo, no Palácio das Araucárias, e é promovido pelo escritório regional de Curitiba da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
“Esse encontro é importante porque possibilita a capacitação de cada funcionário que trabalha no atendimento às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social. Com isso, melhoramos a qualidade do serviço ofertado à população”, disse a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, durante a abertura do evento.
ENCONTRO – Participam do evento 84 profissionais. Além da oportunidade de debater sobre o serviço, o encontro permite a troca de experiência entre as equipes e a reavaliação da organização do serviço. “Com esse diálogo, Estado e municípios podem elaborar um processo de reordenamento da oferta do serviço aos grupos atendidos, como crianças e adolescente, idosos, mulheres e pessoas em situação de risco pessoal e social”, explicou a chefe do Escritório Regional de Curitiba, Larissa Marsolik Tissot.
O tema central do encontro trata dos três eixos que compõem o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, estabelecidos pelos Ministérios do Desenvolvimento Social e Agrário – a convivência social, o direito de ser e a participação.
“A partir da elaboração da proposta pedagógica dentro desses eixos, temos condições de ofertar os serviços para a população, buscando sempre a autonomia das famílias, o protagonismo e a participação social, além de estimular a convivência entre os usuários do serviço com a família e comunidade”, ressaltou Larissa.
SERVIÇO - O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos faz parte do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e é promovido pela rede de proteção social básica.
O objetivo é prevenir situações de risco social. O serviço é desenvolvido por meio de atividades realizadas em grupo com as famílias. Nos encontros que acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou na rede sociassistencial do município, elas trocam experiências e participam de atividades que incentivam o fortalecimento dos vínculos, a socialização e a convivência com a comunidade.
São oficinas esportivas, artísticas, culturais e de lazer, como artes plásticas, dança, desenho, música e incentivo à leitura, organizadas em grupos de diversos públicos e idades. Desde 2011, quase 103 mil pessoas foram atendidas pelo serviço em 379 municípios do Estado.

GALERIA DE IMAGENS