Encontro Mulher de Atitude
chega a Maringá e debate
hábitos saudáveis

O evento abordou a prevenção do câncer de mama e de colo de útero e a promoção de estilo de vida saudável, a principal forma de evitar doenças
Publicação
19/10/2015 - 16:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado da Saúde reuniu nesta segunda-feira (19), em Maringá, cerca de 120 lideranças femininas da região Noroeste do Estado no Encontro Mulher de Atitude Macro Noroeste. O evento abordou a prevenção do câncer de mama e de colo de útero e a promoção de estilo de vida saudável, a principal forma de evitar doenças.
“O Outubro Rosa já é conhecido no mundo inteiro como o mês de alerta sobre o câncer de mama. Aproveitamos a oportunidade para falar sobre saúde integral das mulheres e mostrar que o cuidado com a saúde deve ser permanente”, disse o chefe do Departamento de Condições Crônicas da Secretaria Estadual da Saúde, Juliano Gevaerd.
De acordo com ele, o crescimento da presença da mulher em todas as áreas da sociedade é salutar, mas deve vir acompanhado de manutenção de hábitos saudáveis, o que acaba sendo deixado de lado pelo stress da vida moderna.
Para o médico mastologista da Secretaria Estadual da Saúde, Vinicius Budel, o binômio atividade física e alimentação equilibrada podem interferir positivamente na vida das mulheres.
“Existem fatores de risco para o câncer de mama como casos anteriores na família, gravidez tardia e idade da mulher, por exemplo, mas muitas situações são agravadas por uma rotina de abandono da própria saúde, com uma dieta pobre em nutrientes e a falta de exercícios. Mudar esse quadro é uma decisão pessoal que, aliada à realização de exames preventivos anuais, com certeza evitará o adoecimento e a morte precoce por câncer”, afirmou Budel.
A chefe do Núcleo Regional de Maringá da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Akemi Nishimori, destacou a importância do trabalho intersetorial realizado no Paraná para promoção da saúde da mulher.
“A secretária Fernanda Richa é uma mulher de atitude que nos estimula a pensar em atividades que influenciem a vida de todos os paranaenses. Este encontro é um exemplo desse trabalho que envolve vários setores do Governo e que promove, acima de tudo, qualidade de vida de nossas mulheres”, afirmou.
Durante a tarde, as representantes de 115 municípios das cinco regionais de saúde do Noroeste – Maringá, Campo Mourão, Cianorte, Paranavaí e Umuarama – puderam debater sobre a promoção de estilo de vida saudável. A nutricionista do Consórcio Intermunicipal de Saúde Cisamusep, Beatriz Helena Catto Gomes, falou do perigo do excesso de sal, açúcar e gordura na dieta e como incluir alimentos ricos em nutrientes no dia a dia.
O profissional de Educação Física, Marcelo Hegebok Guimarães, comandou uma atividade de alongamento e falou sobre a importância da rotina esportiva para promoção de saúde. A psiquiatra Maristela Costa Souza, médica da Secretaria Estadual da Saúde, abordou a saúde mental nos ciclos de vida da mulher.
RESULTADOS – A vice-prefeita de São Carlos do Ivaí e secretária de Assistência Social, Sônia Siley Trivilim Tessaro, participou do Mulher de Atitude pela primeira vez. “O encontro é enriquecedor. Pude sanar muitas dúvidas e vou levar esses conhecimentos para população do nosso município. Acho que ações como esta deveria acontecer frequentemente”, afirmou.
A londrinense Amélia do Nascimento Nagrinelli afirmou que estimula outras mulheres a participar dos encontros. “Eu já participei de outros e estou convencida de que nós podemos ter atitude, mudar nossos hábitos e termos mais vida de qualidade”.
Alessandra Tomás Andrade, também de Londrina, que participou do evento pela primeira vez, destacou a influência feminina na família. “A mulher é a protagonista da família, então acho muito importante que ela tenha qualidade de vida porque assim os filhos, o marido, a família toda vai ter qualidade, porque é ela que doutrina tudo dentro de casa”.
Também participaram da abertura do evento, a secretária de Saúde de Maringá, Carmen Abilene Soriano Inocente, a prefeita de Iretama, Afif Elbatier Saab, a representante da Delegacia Regional do Conselho Regional de Medicina de Maringá, Ana Maria Machado de Moraes, a representante do Conselho Estadual de Saúde, Rosalina Batista, e as diretoras das Regionais de Saúde de Campo Mourão, Elenita Mortean, de Cianorte, Adriana Batista Gonçalves, e de Londrina, Teresinha Sanches.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS