Encontro Estadual discute parcerias e ações para o turismo

Evento acontece nesta quinta e sexta-feira (15 e 16) em Curitiba. Participam cerca de 200 pessoas, entre representantes do trade turístico, gestores e demais entidades. Objetivo é discutir ações para o desenvolvimento do setor em todas as regiões do Paraná.
Publicação
16/03/2018 - 15:35
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Temas como o turismo religioso, regiões turísticas, Paraná Turístico, o turismo no Litoral e em outras regiões do Estado são discutidos nesta quinta e sexta-feira (15 e 16) no Encontro Estadual de Gestores de Turismo 2018, em Curitiba. Participam do evento cerca de 200 pessoas, entre representantes da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-PR), prefeitos, vereadores, secretários municipais de turismo, gestores e demais entidades.

O secretário de Estado do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, destacou as conquistas no setor. “Aumentamos em 26% os municípios no cadastro do Ministério do Turismo, pois valorizamos as 14 regiões turísticas do Estado. Invertemos a curva do turismo que era descendente para ascendente” disse o secretário.

Ele salientou também a parceria com o Sebrae-PR. “Quando assumi a Secretaria do Esporte e do Turismo, estabelecemos parceria com o Sebrae, que estendeu a mão ao turismo. Desenvolvemos o Masterplan, que é o planejamento do turismo até 2026. A Fecomércio foi a primeira entidade a firmar uma parceria com nossa secretaria”.

O diretor-presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, avaliou os avanços do órgão nos últimos anos. “É o nosso quarto encontro estadual de gestores do turismo. Consolidamos a parceria entre a Paraná Turismo, a Fecomércio e o Sebrae, que são os pilares da gestão do Turismo. Com diversas ações do Governo do Estado pudemos retomar o desenvolvimento do setor”, disse.

O diretor técnico do Sebrae-PR Júlio César Agostini falou sobre a importância do encontro. “O turismo pós-crise deverá renascer. O Sebrae considera de grande importância sediar este evento que vai trazer diversas oportunidades. Temos a missão de qualificar os empreendimentos, por isso, oferecemos mecanismos para gerar desenvolvimento ao nosso Estado”.

O presidente da Abav-PR, Antônio Azevedo, reconheceu o papel do Estado na retomada das atividades do turismo. “Estou há mais de 20 anos à frente da entidade e não via uma secretaria estadual de Turismo tão dinâmica. Neste evento percebemos a presença de muitas pessoas da área com a intenção de aprender. A capacitação traz resultados concretos”.

A representante da Fecomércio, Rosa Maria Macari, abordou a parceria da instituição com as demais. “O sistema Fecomércio tem em sua missão o turismo. Um dos focos do Senac é a capacitação nesta área. O Sesc é voltado ao turismo social, que vai ao interior do Estado e cresce no Paraná. Dez por cento do nosso orçamento vão para as cidades turísticas do Paraná”.

“O encontro serve para voltarmos aos nossos municípios com projetos e parcerias. Pela primeira vez temos o Masterplan para guiar as ações no turismo e o Paraná Turístico”, disse a vice-prefeita de Ponta Grossa, Elisabeth Schmidt.