Emater de Nova Tebas
ganha nova estrutura para
atendimento aos produtores

O governador Beto Richa inaugurou a nova unidade. Dos 780 agricultores de Nova Tebas, 580 são atendidos pela equipe da Emater
Publicação
12/05/2017 - 18:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O escritório da Emater de Nova Tebas, na região central do Paraná, já está funcionando em um novo prédio, de R$ 100 metros quadrados, que custou R$ 92 mil. O governador Beto Richa inaugurou a nova estrutura nesta sexta-feira (12) e afirmou que Nova Tebas, embora seja um município pequeno, com baixo IDH e pouca arrecadação, tem uma extensão rural muito grande.
“Isso aumenta nossas responsabilidades, pois o Estado tem que estar ao lado do município para apoiar suas demandas. Uma delas era a instalação de uma nova sede para a Emater e também a vinda de mais 18 técnicos e extensionistas para atender os produtores de Nova Tebas e dos municípios vizinhos”, afirmou.
Nova Tebas terá em alguns dias uma agroindústria de orgânicos, disse o prefeito Clodoaldo Fernandes dos Santos. O município já possui uma fábrica de vassouras, agricultura bem diversificada e muita pequenas propriedades rurais. “O trabalho da Emater é importantíssimo para Nova Tebas e potencializa os serviços da prefeitura”, disse ele.
FAMILIARES - Segundo o técnico agrícola Marcos Antonio de Freitas, que trabalha no local há 25 anos, dos 780 agricultores de Nova Tebas, 580 são atendidos pela equipe da Emater. “A maioria dos atendimentos é de agricultores familiares que trabalham com fruticultura e produção de leite”, diz Freitas.
Existem duas cooperativas no município. Uma delas é a Cooperativando, que trabalha com fruticultura orgânica e reúne 60 associados. Produzem maracujá, acerola, morango e laranja. A outra é a Coopertebas, que reúne 120 produtores e trabalha com fruticultura convencional. “Além da agricultura, a região tem muitas cachoeiras e rios, com uma natureza exuberante que conquista os visitantes”, diz o técnico Freitas.

GALERIA DE IMAGENS