Em encontro com Richa,
diplomata russo fala sobre
relações comerciais

Cônsul Konstantin Kamenev está em Curitiba para estreitar as relações comerciais do Paraná com empresas russas nas áreas de tecnologia e agronegócio
Publicação
12/05/2016 - 18:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa recebeu nesta quinta-feira (12), no Palácio Iguaçu, o cônsul-geral da Rússia em São Paulo, Konstantin Kamenev. A comitiva está em Curitiba para estreitar as relações comerciais do Paraná com empresas russas nas áreas de tecnologia e agronegócio. “Temos total interesse em parcerias para fortalecer a relação do Paraná com as empresas russas, principalmente nas áreas de gás natural e fertilizantes”, disse Richa.
O governador falou da situação econômica brasileira e disse que o Paraná se destaca pelo ajuste fiscal que fez. “O Paraná passa pelo maior ciclo industrial da sua história”, afirmou. Ele apresentou à comitiva russa o programa Paraná Competitivo, que concede incentivos para atração de investimentos privados. “O setor produtivo voltou a ser respeitado aqui”, afirmou. Richa citou os investimentos em infraestrutura de rodovias e modernização do Porto do Paranaguá.
Kamenev elogiou o Paraná e disse que o Estado se destaca do restante do Brasil. “É um Estado próspero, empreendedor e que tem uma população laboriosa com boa perspectiva de futuro econômico”, disse ele. O cônsul-geral reforçou que as relações comerciais dos russos com o Brasil já passam de 20 anos. De acordo com ele, em 2015 foram movimentados mais de R$ 6 bilhões de dólares. “Nossa intenção é ampliar ainda mais essa relação. Acreditamos que o Paraná possa ser um grande parceiro nosso”, afirmou.
NEGÓCIOS - O diplomata apresentou um projeto desenvolvido pelo Instituto Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Ibrics) que prevê a criação de um núcleo de empresas brasileiras e russas para troca de experiências e parcerias nas áreas de biodiesel, energia solar, etanol e produção de carne e soja. “Queremos criar uma cadeia produtiva com vantagens para as empresas brasileiras”, disse o cônsul. Kamenev destacou ainda outras parcerias já executadas por empresas russas no Paraná, como na área farmacêutica e desenvolvimento de tecnologias para turbinas hidroelétricas.
A Rússia é a maior importadora de carnes brasileiras da Europa e oferta grande parte dos fertilizantes utilizados pelos agricultores no Brasil. Além de Richa, o cônsul-geral teve encontros nesta quinta-feira na Ocepar e BRDE. Ele estava acompanhado de Dimitri Lobkov, diretor do GCE Group para a América Latina.
O deputado estadual Stephanes Junior também participou.
Saiba mais sobre o Governo no www.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS