O Índice de Preços ao Consumidor do município de Curitiba (IPC), calculado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), acelerou 0,81% em março, resultando no maior valor para o mês desde 2011. Na comparação mensal o indicador foi 0,34 pontos percentuais (p.p.) menor que o constatado em fevereiro (1,15%) e superior em 0,21 p.p. frente à taxa de março de 2014 (0,60%). O índice acumulado no ano está em 2,39% e nos últimos 12 meses em 6,76%.
HABITAÇÃO E ALIMENTOS - Os grupos Habitação, com aumento de preços na ordem de 2,22%, e Alimentos e Bebidas, com alta de 1,68%, exerceram as maiores pressões sobre o resultado mensal. Em seguida, respeitando a ordem de contribuição, estão Despesas Pessoais com desaceleração de -1,26%, Transporte com incremento de 0,34%, Comunicação com taxa de 1,62%, Vestuário 0,91%, Saúde e Cuidados Pessoais 0,59%, Educação 0,74% e Artigos de Residência 0,49%.
O comportamento do grupo Habitação foi determinado pelas variações de 7,71% em energia elétrica residencial, de 2,05% em condomínio e de 0,57% em aluguel residencial.
Alimentos e Bebidas, por sua vez, sofreu influências das majorações de 6,29% em leite pasteurizado integral e de 9,93% em leite pasteurizado desnatado. As principais quedas deste grupo ocorreram em refrigerante de cola -2,34% e arroz -2,64%.
Já a retração observada em Despesas Pessoais vincula-se ao declínio de 7,82% em pacotes turísticos nacionais.
A aceleração do grupo Transporte só não foi maior devido às quedas de -2,45% em gasolina comum e de -2,62% em etanol combustível. Seus principais destaques com altas foram automóvel de passeio usado (0,99%), motocicleta zero km (3,03%), automóvel nacional zero km (0,91%) e tarifa de ônibus urbano (1,99%).
No grupo Comunicação a mensalidade de TV por assinatura oscilou 10,58%.
Em Vestuário as principais contribuições foram terno (-12,50%), sapato e bota femininos (12,64%), blusa e camisa femininas (5,36%), calça comprida masculina (5,60%), bolsa feminina (-6,73%), tênis adulto (-3,89%) e sandália feminina (-10,78%).
Saúde e Cuidados Pessoais apresentaram altas em creme de pele e bronzeador (4,91%) e plano de saúde (1,72%) e quedas em perfume (-4,07%) e anticoncepcional (-3,45%).
Confira a tabela do IPC de março em Curitiba, segundo grupos de produtos/serviços
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
HABITAÇÃO E ALIMENTOS - Os grupos Habitação, com aumento de preços na ordem de 2,22%, e Alimentos e Bebidas, com alta de 1,68%, exerceram as maiores pressões sobre o resultado mensal. Em seguida, respeitando a ordem de contribuição, estão Despesas Pessoais com desaceleração de -1,26%, Transporte com incremento de 0,34%, Comunicação com taxa de 1,62%, Vestuário 0,91%, Saúde e Cuidados Pessoais 0,59%, Educação 0,74% e Artigos de Residência 0,49%.
O comportamento do grupo Habitação foi determinado pelas variações de 7,71% em energia elétrica residencial, de 2,05% em condomínio e de 0,57% em aluguel residencial.
Alimentos e Bebidas, por sua vez, sofreu influências das majorações de 6,29% em leite pasteurizado integral e de 9,93% em leite pasteurizado desnatado. As principais quedas deste grupo ocorreram em refrigerante de cola -2,34% e arroz -2,64%.
Já a retração observada em Despesas Pessoais vincula-se ao declínio de 7,82% em pacotes turísticos nacionais.
A aceleração do grupo Transporte só não foi maior devido às quedas de -2,45% em gasolina comum e de -2,62% em etanol combustível. Seus principais destaques com altas foram automóvel de passeio usado (0,99%), motocicleta zero km (3,03%), automóvel nacional zero km (0,91%) e tarifa de ônibus urbano (1,99%).
No grupo Comunicação a mensalidade de TV por assinatura oscilou 10,58%.
Em Vestuário as principais contribuições foram terno (-12,50%), sapato e bota femininos (12,64%), blusa e camisa femininas (5,36%), calça comprida masculina (5,60%), bolsa feminina (-6,73%), tênis adulto (-3,89%) e sandália feminina (-10,78%).
Saúde e Cuidados Pessoais apresentaram altas em creme de pele e bronzeador (4,91%) e plano de saúde (1,72%) e quedas em perfume (-4,07%) e anticoncepcional (-3,45%).
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