A governadora Cida Borghetti participou neste domingo (24) da 52a Festa da Laranja e 24ª Festa Nacional da Ponkan, em Cerro Azul, no Vale do Ribeira. A festa, que começou na sexta-feira (21), reuniu nos três dias de evento cerca de 30 mil visitantes. Ela também cumpriu agenda em Doutor Ulysses e Adrianópolis, na mesma região.
Na festa, Cida confirmou o recape asfáltico da PR-092, que vai beneficiar moradores e motoristas que trafegam entre Santo Antônio da Platina, Doutor Ulysses e Cerro Azul. “Esta ação vai possibilitar o escoamento da safra da região com mais segurança e agilidade”, destacou a governadora.
Ela também destacou a sanção da lei estadual 19.529, em maio, que reconhece Cerro Azul como Capital Estadual da Tangerina Ponkan. O município é o principal produtor do fruto do país, com uma colheita anual de cerca de 3 milhões de caixas.
“A sanção desta lei reconhece a importância de Cerro Azul para o Paraná e vai estimular ainda mais pessoas a conhecerem a cultura e a movimentarem a economia local”, afirmou Cida, que reafirmou o compromisso do Governo do Estado em apoiar os pequenos produtores rurais. Quase 80% da população da região vivem da produção agrícola.
APOIO - De acordo com o prefeito de Cerro Azul, Patrik Magari, o município conta com três mil produtores rurais, do total 2,4 mil se dedicam a agricultura familiar. A produção de Ponkan, carro chefe, movimenta anualmente cerca de R$ 35 milhões na economia do município. “Nossa expectativa é que somente a festa movimente R$ 5 milhões”, disse.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF), Osni Holmainn, ressaltou o apoio do Governo do Estado para a realização do evento. “O Estado é um grande parceiro e tem ajudado muito a manter a produção de Ponkan E de outras culturas em Cerro Azul”, disse, destacando a participação do Instituto Paranaense de Agricultura (Iapar), do Instituto Emater e da Agência Adapar.
PRESENÇAS - Também visitaram a festa o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion; os deputados federais Toninho Wandescheer e Aliel Machado; e os deputados estaduais Pedro Lupion, Alexandre Curi e Nelson Justus.