Educação lança vídeo que explica etapas da Base Nacional Comum Curricular

Publicação
20/07/2018 - 14:10
Editoria

A Secretaria da Educação do Paraná lançou um vídeo explicando todas as etapas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Elaborado pelo Departamento de Educação Básica, o vídeo tem cerca de 4 minutos de duração e visa explicar ao público geral, e sobretudo à comunidade escolar, todo o processo de elaboração da BNCC e as etapas que ainda faltam para que seja implantada nas escolas.

O chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria, Cassiano Ogliari, explica que em dezembro de 2017, o Conselho Nacional de Educação aprovou a BNCC para as etapas da educação infantil e do ensino fundamental da educação básica. “A partir de então, estados e municípios, em regime de colaboração, começaram a elaborar seus referenciais regionais. O Referencial Curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações foi feito e agora está em consulta pública, para colaboração de toda a sociedade”, informa Ogliari.

Participaram da elaboração do Referencial Curricular do Paraná a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná (Undime-PR), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e Conselho Estadual de Educação (CEE).

O documento pode ser acessado em www.youtube.com/watch?v=48VtPzl7URU. Toda a sociedade pode contribuir com sugestões. Para facilitar o acesso, a Secretaria criou um tutorial explicando como os interessados podem enviar suas contribuições.

ENTENDIMENTO - De acordo com Ogliari, o vídeo vai ajudar as pessoas entenderem melhor todos os processos de criação e implementação da base, bem como seus papéis como agentes fundamentais em todo o processo. “O vídeo é importante porque retrata todo o processo de construção da BNCC e também todos os esforços direcionados para a elaboração preliminar do referencial. É uma chamada pública a todos os cidadãos para que participem deste processo de construção coletiva de um documento que definirá as aprendizagens essenciais a todos os estudantes paranaenses”, afirma.

12 DE AGOSTO - A consulta estará aberta a contribuições até o dia 12 de agosto. O documento também será estudado na Semana Pedagógica de julho para os professores da rede estadual e nos períodos de estudos do início do segundo semestre das escolas da rede municipal e particular.

A BNCC traz um conjunto de diretrizes que asseguram os direitos de aprendizagem a todos os estudantes brasileiros, sejam eles das redes municipais, estaduais ou particulares.

Confira os endereços:

Vídeo

www.youtube.com/watch?v=48VtPzl7URU

Página

www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1383

Tutorial www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/bncc/2018/tutorial_consulta_publica.pdf