O Livro Registro de Classe Online (LRCO) utilizado por escolas da rede estadual agora tem seus procedimentos e cumprimentos de prazos oficialmente padronizados. As regras estão definidas na Instrução n.º 22/17 da Secretaria da Educação do Paraná.
O LRCO começou como um projeto-piloto em 2013, em apenas 16 instituições de ensino da rede estadual. “Neste ano, 1.436 instituições de ensino utilizarão o sistema, todas por meio de adesão voluntária. O único critério exigido pela Secretaria da Educação é a existência de conexão à internet por fibra ótica na instituição de ensino”, conta o coordenador do Núcleo de Informática e Informações da Secretaria da Educação, Claudio Aparecido de Oliveira. “A qualquer momento a instituição de ensino tem autonomia para retornar ao Livro Registro de Classe original, mas nenhuma das participantes demonstrou interesse em fazer isso”, afirma.
SISTEMA - O sistema pode ser acessado pela internet em plataformas móveis ou computadores de mesa, e é utilizado pelos professores para registrar a frequência de estudantes, conteúdos aplicados e avaliações realizadas em cada disciplina por turma.
“Enquanto o Livro Registro de Classe tradicional sempre precisa permanecer na secretaria da instituição de ensino após sua utilização, o Livro Registro de Classe Online pode ser consultado a qualquer momento de forma digital”, explica a coordenadora de Documentação Escolar, Joana Emília Miranda Petry. “Em caso de perda ou extravio do Livro Registro de Classe, é necessário formalizar um Boletim de Ocorrência e preencher imediatamente um novo LRC, preocupação que não existe com o Livro Registro de Classe Online”, diz.
ORIENTAR - Os Núcleos Regionais de Educação da Secretaria são responsáveis por controlar a distribuição dos Livros Registro de Classe (LRC) e por orientar as instituições de ensino quanto ao preenchimento do Livro Registro de Classe Online.
“As instituições de ensino que utilizam o LRCO não recebem a versão tradicional do Livro Registro de Classe. Manter os dois em uma mesma unidade seria um desperdício de recursos e um trabalho redundante”, afirma a chefe do Departamento de Legislação Escolar, Maria Goreti Arantes Soares. “Há uma economia de aproximadamente R$ 1 milhão por ano em impressão e distribuição dos antigos LRC”, estima.
Informações detalhadas sobre a utilização do Livro Registro de Classe Online estão disponíveis Portal da Secretaria da Educação do Paraná e no Portal Dia a Dia da Educação.
ESCOLA CONECTADA – O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), autarquia da Secretaria da Educação, vai atualizar os laboratórios de informática e melhorar a conexão à internet da rede estadual por meio do programa Escola Conectada. Serão investidos R$ 283 milhões na iniciativa, que deve ampliar ainda mais o acesso ao Livro Registro de Classe Online.