A Secretaria de Estado da Educação está com inscrições abertas para oficinas tecnológicas no laboratório de fabricação digital - Seed Lab, em Curitiba. Escolas, pais, estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior, professores, gestores, agentes educacionais, pesquisadores e demais representantes da comunidade escolar podem fazer as inscrições gratuitamente no site www.educadores.diaadia.pr.gov.br.
As turmas devem ter no mínimo seis inscritos para oferta dos cursos, que têm duração de oito horas divididas em dois dias. Ao término das oficinas os participantes recebem um certificado de conclusão. Para os servidores vinculados à Secretaria da Educação, os certificados contam para avanço no plano de carreira, conforme o programa Minha Escola Tem Ação (Meta).
Toda semana é ofertada uma das oito oficinas que incluem a construção e programação de robôs, aprendizagem criativa, cinema, jogos digitais, projetos eletrônicos, construção de instrumentos musicais, gincanas com robôs Lego e impressão e modelagem em impressora 3D.
“Precisamos repensar os espaços das escolas e nossas metodologias de ensino. Pensando nisso, o Seed Lab tem como objetivo propor atividades que ajudem os professores a repensar os espaços da escola e maneiras de ensinar, tornando a escola um espaço mais atrativo”, disse a coordenadora de Tecnologias Educacionais da pasta, Eguimara Selma Branco.
O Seed Lab é um projeto desenvolvido pelo Departamento de Políticas e Tecnologias Educacionais, da Secretaria de Estado da Educação, que prevê o desenvolvimento de tecnologias utilizando conceitos de aprendizagem criativa que promovam iniciativas inovadoras e o compartilhamento de novas experiências.
Eguimara destacou ainda que as oficinas permitem que os professores trabalhem os conteúdos das disciplinas de maneira interdisciplinar e comtribuam de maneira criativa para o processo de ensino e aprendizagem.
MÃO NA MASSA - Nessa terça-feira (27), os alunos do 6° ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Micheleto Nichele, de Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba) construíram robôs com materiais reciclados e programaram comandos de voz e movimentos por meio de componentes do hardware Arduino.
Essa foi a primeira vez que o estudante Brayan Wallace de Souza Knop, de 10 anos, teve a oportunidade de conhecer melhor o mundo da robótica e da programação. “É uma coisa nova. Sempre quis mexer com robótica, mas não tinha idade suficiente. Agora tenho essa oportunidade de programar e criar robôs. Gosto de robótica porque ela permite pensar e criar sem limites”, disse o aluno.
Sua colega Emelly Amanda Erzirger, de 11 anos, também participou pela primeira vez da atividade. “É uma experiência nova que permite conhecer coisas diferentes do que estamos acostumados a ver na escola”, contou.
TRANSPORTE - A Secretaria de Estado da Educação disponibiliza o transporte para escolas de Curitiba e Região Metropolitana que queiram fazer caravanas para participar das oficinas. A solicitação deve ser feita junto com a inscrição.