Edital para fomento do audiovisual tem 124 projetos inscritos

Serão destinados R$ 3,75 milhões para os 17 projetos selecionados, entre curtas-metragens, telefilmes, longas-metragens e projetos de distribuição de obras cinematográficas. Os recursos são da Secretaria de Estado da Cultura e da Ancine.
Publicação
27/10/2017 - 16:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O período de inscrições para o edital de Produção e Distribuição de Obras Audiovisuais encerrou nesta quarta-feira (25/10) com 124 projetos enviados. Serão selecionados 17 projetos entre curtas-metragens, telefilmes, longas-metragens e projetos de distribuição de obras cinematográficas.

Foram 51 propostas enviadas na categoria Curta-Metragem, 36 na categoria Telefilme, 33 de Longa-Metragem e 4 de Distribuição. “Consideramos que foi um número expressivo de inscrições dentro dos 38 dias de prazo concedidos nesta etapa. Se já estávamos contentes com o lançamento do edital, agora estamos ainda mais otimistas de que foi um importante aporte de recursos para o setor”, disse o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.  

O edital vai destinar R$ 3,75 milhões para os projetos selecionados. Os recursos são parte do orçamento da Secretaria de Estado da Cultura, com complementação da Agência Nacional de Cinema (Ancine), por meio do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) | Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav).

Outro ponto positivo do edital, que tem o objetivo de fomentar o setor em todo o Estado, foi na categoria Curta-Metragem. Destinada apenas para proponentes do Interior do Paraná, os projetos desta categoria vieram das cidades de Campina grande do Sul, Campo Largo, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Goioerê, Lapa, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Primeiro de Maio. Dessa forma, o Governo do Estado consegue descentralizar os investimentos ao mesmo tempo em que incentiva a produção audiovisual nos municípios.

PRÓXIMAS ETAPAS - Os projetos enviados entram agora em fase de análise prévia, em que serão analisados em relação à pertinência de enquadramento da proposta e do proponente em relação às regras do edital. Em seguida, passam para a fase de Avaliação e Seleção dos Projetos, de caráter eliminatório, em que ocorre a análise de mérito das propostas por pareceristas especializados. Os projetos classificados passam para a última fase, de Habilitação Jurídica e Fiscal, também de caráter eliminatório, que precede a homologação do Resultado Final.

GALERIA DE IMAGENS