É-Paraná formaliza cooperação técnica e institucional com a TV Cultura

A parceria entre as duas emissoras vai fortalecer a veiculação de conteúdos educativos e culturais na TV paranaense, além de possibilitar a exibição de materiais produzidos pela equipe da É-Paraná na programação da emissora paulista
Publicação
06/07/2016 - 23:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A emissora É-Paraná, do Governo do Estado, formalizou nesta quarta-feira (06), em Curitiba, o acordo de cooperação técnica e institucional com Fundação Padre Anchieta, mantenedora da TV Cultura, de São Paulo. A parceria entre as duas emissoras vai fortalecer a veiculação de conteúdos educativos e culturais na televisão pública paranaense, além de possibilitar a exibição de reportagens e materiais produzidos pela equipe da É-Paraná na programação da emissora paulista.
O acordo foi assinado durante cerimônia no Museu Oscar Niemeyer pelo secretário de Estado da Comunicação Social, Márcio Villela, pelo presidente da TV É-Paraná, Sergio Kobayashi, e pelo diretor de Programação e Marketing da TV Cultura, Marcos Amazonas.
Para o secretário Márcio Villela, a parceria vai ampliar a promoção da cidadania por meio da comunicação social. “Vamos replicar o conteúdo oriundo da TV Cultura e, da mesma forma, compartilhar o que é produzido aqui. Com isso, elevamos ainda mais o grau de profissionalismo e a qualidade da nossa programação”, afirmou. “Este acordo permite trabalhar os princípios da comunicação pública, a sua responsabilidade com a cidadania e, principalmente, o diálogo aberto com a sociedade. Ampliamos o compromisso de melhor informar, comunicar e também abrimos novos canais para o cidadão”, salientou Villela.
O diretor de Programação e Marketing da TV Cultura, Marcos Amazonas, destacou que a cooperação entre as duas emissoras traz uma nova perspectiva da comunicação pública no Brasil. “Estamos irmanados não apenas em um conteúdo técnico ou de programação, mas também no posicionamento de uma TV pública pujante, que tem uma participação ativa na sociedade, que informa e desenvolve a cidadania e o senso crítico do cidadão”, declarou. “Estamos nos reestruturando para realmente criar uma rede nacional que tenha impacto na sociedade”, ressaltou.
O diretor de Relações Institucionais da É-Paraná, Rodrigo Fornos, explicou que a cooperação vai ampliar a troca de conteúdo entre as emissoras, que já é feita atualmente. “As matérias jornalísticas e os conteúdos culturais que produzimos aqui já podem ser vistos na TV Cultura”, disse. “A parceria também é importante pela questão técnica. Nós já temos uma troca de experiência entre os técnicos das duas emissoras”, afirmou.
TV DIGITAL – A parceria também prevê a cooperação técnica da TV Cultura com a É-Paraná na transição do sinal analógico para o sistema digital. Ainda neste semestre, 100% do conteúdo da emissora paranaense será transmitido pelo sinal digital. “Em 2013, o governador Beto Richa determinou a compra dos equipamentos, que estão em fase de instalação. Agora, aguardamos as licenças do governo federal para operarmos digitalmente”, explicou o presidente da É-Paraná, Sergio Kobayashi.
De acordo com ele, a concessão digital vai permitir a co-transmissão de outros três canais de TV, que exibirão conteúdos ligados às áreas da educação, serviços e ciência, tecnologia e ensino superior. “A TV atual, de entretenimento, continua. Também teremos um canal focado no ensino a distância das sete universidades públicas estaduais. Outro canal terá conteúdo para aperfeiçoamento dos professores da educação básica. Na quarta unidade teremos uma TV de utilidade pública em parceria entre o executivo, o legislativo e o judiciário”, ressaltou.
APOIO INSTITUCIONAL – A parceria técnica abre caminho para ampliar os apoios institucionais da É-Paraná, assim como já acontece na TV Cultura. Marcos Amazonas explicou que, mesmo com o entrave jurídico relacionado à propaganda nas emissoras públicas, existe espaço para a veiculação de publicidade no meio, desde que sejam respeitados alguns critérios. “Não temos comerciais de grande apelo e não aceitamos comerciais que estimulem a degradação e o endividamento, mas exibimos comerciais de 30 segundos regulados e temos acesso a leis de incentivo”, disse.
O diretor de Rede da TV Cultura, Fábio Chateaubriand Borba, ressaltou que a parceria comercial irá garantir a sobrevivência financeira das emissoras. “A TV Cultura iniciou no Brasil este processo de uma TV pública buscar recursos do mercado, dentro de parâmetros permitidos por lei”, salientou. “Esta parceria vai permitir a captação de recursos no mercado paranaense e vai fazer com o que o mercado do Estado tenha possibilidade de receber aportes nacionais, via TV Cultura”, explicou.
PRESENÇAS - Também estiveram presentes na cerimônia de assinatura do acordo de cooperação o secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; o diretor administrativo do BRDE, Orlando Pessuti; a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika; e o diretor técnico da TV Cultura, Gilvani Moletta.
PRODUÇÃO PRÓPRIA - Hoje, cerca de 30% dos programas exibidos pela É-Paraná são de produção própria – os demais, são retransmissões da TV Cultura. Os onze programas da emissora paranaense trazem conteúdos jornalísticos, culturais, esportivos e de variedades.
Destaque para o É-Cultura, programa diário que divulga as atividades culturais do Estado, o jornal É-Paraná, exibido de segunda a sexta-feira com as principais notícias sobre o Estado, o Boletim Agora É-Paraná, e o programa semanal Kino, com foco em cinema e exibição de filmes de curta metragem.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS