As obras de duplicação da BR-376 - a Rodovia do Café - entraram na fase final de pavimentação no município de Ortigueira. As equipes executam serviços no novo asfalto, entre os quilômetros 354 e 349. A maior parte do trecho recebe pavimentação, enquanto outros em etapa mais adiantada são sinalizados.
Além da duplicação da pista, serão construídas uma trincheira próxima à comunidade indígena de Queimadas e um novo viaduto, cujo desvio para o início das obras no local foi iniciado em janeiro.
As obras, realizadas pela Concessionária CCR Rodonorte, são acompanhadas por técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), que define as prioridades do pacote de duplicação, previsto para ser entregue na totalidade em 2020.
“Com o diálogo aberto entre a concessionária, o Governo do Estado e as prefeituras, as obras estão avançando nessa importante rodovia, que tem papel fundamental para a economia do Paraná. São melhorias que garantem mais segurança e agilidade na estrada”, diz o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho.
Para o empresário Cláudio Jarmes de Lima, dono de uma imobiliária em Ortigueira, as obras representam um avanço na economia da região. “Não tem nem o que comparar. Há 40 anos eu moro aqui e lembro quando vendia porco. A estrada era muito ruim. O caminhão quebrava e a gente só ia conseguir sair dali no outro dia, perdendo a entrega. Hoje está muito bom”, relembra.
IMBAÚ – Além da duplicação em Ortigueira, um novo trecho da duplicação da BR-376 está em execução em Imbaú. Serão seis quilômetros de duplicação, entre os quilômetros 388 e 382. Em alguns pontos, a primeira camada do pavimento está sendo aplicada e, em outros, a terraplanagem é finalizada.
Também já foram iniciados os trabalhos para a construção de um novo viaduto sobre a Rodovia do Papel (PR-160), no quilômetro 386. Outra etapa prevista é a construção de um viaduto na altura do quilômetro 384, ligando duas partes do município.
OUTROS TRECHOS – As obras avançam em outros dois trechos. Em Tibagi, no distrito de Alto Amparo, são detonadas rochas no paredão ao lado da pista, entre os quilômetros 440 e 438. As detonações devem seguir por mais três meses. Entre Apucarana e Califórnia, no Norte do Estado, o novo entroncamento está na etapa final. Também avançam os trabalhos de construção de um novo viaduto de acesso ao aeroporto, no quilômetro. 249.
Desde o ano passado, 21 quilômetros de duplicação na Rodovia do Café já foram entregues. As obras beneficiam cerca de 500 mil moradores da região Norte e dos Campos Gerais. No total, estão previstos investimentos da ordem de R$ 1 bilhão.
Além da duplicação da pista, serão construídas uma trincheira próxima à comunidade indígena de Queimadas e um novo viaduto, cujo desvio para o início das obras no local foi iniciado em janeiro.
As obras, realizadas pela Concessionária CCR Rodonorte, são acompanhadas por técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), que define as prioridades do pacote de duplicação, previsto para ser entregue na totalidade em 2020.
“Com o diálogo aberto entre a concessionária, o Governo do Estado e as prefeituras, as obras estão avançando nessa importante rodovia, que tem papel fundamental para a economia do Paraná. São melhorias que garantem mais segurança e agilidade na estrada”, diz o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho.
Para o empresário Cláudio Jarmes de Lima, dono de uma imobiliária em Ortigueira, as obras representam um avanço na economia da região. “Não tem nem o que comparar. Há 40 anos eu moro aqui e lembro quando vendia porco. A estrada era muito ruim. O caminhão quebrava e a gente só ia conseguir sair dali no outro dia, perdendo a entrega. Hoje está muito bom”, relembra.
IMBAÚ – Além da duplicação em Ortigueira, um novo trecho da duplicação da BR-376 está em execução em Imbaú. Serão seis quilômetros de duplicação, entre os quilômetros 388 e 382. Em alguns pontos, a primeira camada do pavimento está sendo aplicada e, em outros, a terraplanagem é finalizada.
Também já foram iniciados os trabalhos para a construção de um novo viaduto sobre a Rodovia do Papel (PR-160), no quilômetro 386. Outra etapa prevista é a construção de um viaduto na altura do quilômetro 384, ligando duas partes do município.
OUTROS TRECHOS – As obras avançam em outros dois trechos. Em Tibagi, no distrito de Alto Amparo, são detonadas rochas no paredão ao lado da pista, entre os quilômetros 440 e 438. As detonações devem seguir por mais três meses. Entre Apucarana e Califórnia, no Norte do Estado, o novo entroncamento está na etapa final. Também avançam os trabalhos de construção de um novo viaduto de acesso ao aeroporto, no quilômetro. 249.
Desde o ano passado, 21 quilômetros de duplicação na Rodovia do Café já foram entregues. As obras beneficiam cerca de 500 mil moradores da região Norte e dos Campos Gerais. No total, estão previstos investimentos da ordem de R$ 1 bilhão.