Dia Mundial Sem Carro é comemorado na Celepar

Empregados da Celepar participaram da campanha que envolveu várias ações, como as voltadas ao uso da bicicleta, modal de transporte que recebe apoio da empresa.
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22/09/2017 - 17:10
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Vir ao trabalho de bicicleta, de carona solidária, de ônibus ou a pé, por que não? Este foi o mote da campanha da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) para incentivar os empregados a deixarem o veículo na garagem, nesta sexta-feira (22), Dia Mundial Sem Carro. E o resultado, dentro da realidade da empresa, foi significativo, totalizando mais de 120 pessoas que aceitaram o desafio.

O evento coincidiu com o encerramento da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), onde o tema qualidade de vida teve ênfase. De acordo com o diretor administrativo-financeiro da Celepar, Lucio Alberto Hansel, a companhia incentiva ações deste tipo, justamente para investir na saúde e na qualidade de vida dos empregados. “Além do que, ajudamos na conservação do meio ambiente, na medida em que são emitidos menos gases poluentes”, disse ele.

VAGAS VIVAS – No estacionamento, algumas vagas foram transformadas em espaço de convivência e lazer, com direito à música, food bikes e um sorteio de brindes para os que vieram sem carro. Além disso, foram destinadas vagas exclusivas aos empegados que oferecerem carona solidária.

A companhia também promoveu uma intervenção urbana - pintura no piso - em uma faixa de pedestres, chamando atenção para a utilização de diferentes modais de transporte, como bicicleta, ônibus ou caminhada. Ao final da manhã, no auditório da empresa, ocorreu um festival de curta-metragem, com filmes que trataram da ciclomobilidade.

TRANSPORTE LIVRE - Há 10 anos, por meio do Programa Transporte Livre, a Celepar promove campanhas para incentivar o uso de bicicleta no trajeto de ida e volta ao trabalho. Como resultado, o número de empregados ciclistas passou de três, em 2007, para mais de 100, atualmente.

Um grande impulso para o aumento do número de usuários da bicicleta foi dado a partir de 2014 quando a companhia inaugurou um bicicletário coberto com 60 vagas, além da possibilidade dos ciclistas tomarem banho antes do início da jornada de trabalho. De acordo com Guilherme Paim Mendes, coordenador do programa, pesquisas internas mostram que mais de 150 empregados desejam utilizar este modal de transporte.

O Programa Transporte Livre recebeu no ano passado o prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia, na modalidade Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social – Empresa, em premiação nacional da área de Recursos Humanos, promovida pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Esta ação incentiva os empregados a utilizarem meios de transporte alternativos, como a adoção da bicicleta no dia a dia.

DEPOIMENTOS – Marcia do Carmo Bucco normalmente vem ao trabalho de carro, mas em dias de campanha sempre participa, pois para ela pedalar é uma ação prazerosa. De carro, os oito quilômetros da sua casa à empresa são percorridos num tempo médio de 20 minutos, e de bicicleta o percurso foi feito em 45 minutos.

Denise Fernandes, por sua vez, teve que se organizar para vir ao trabalho pedalando 10 quilômetros. Ela saiu de casa meia hora mais cedo do normal para participar desta campanha de incentivo ao uso de outros modais, no caso dela a bicicleta.

O apoio a esta campanha, segundo Luciano Padilha Becker, é importante. Ele gosta de andar de bicicleta, pelo bem que o ato de pedalar gera a saúde e ao meio ambiente.

Para Jeferson Costa vir de bicicleta ao trabalho ajuda na reflexão dos valores de vida e proporciona um dia mais tranquilo. “Enquanto pedalamos vemos a cidade por uma perspectiva mais lenta, mais calma e mais humana”, destacou ele.

 

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