Quem for ao cinema no Paraná nos meses de novembro e dezembro poderá conferir, antes da exibição do filme principal, a nova campanha publicitária do Detran-PR para conscientizar os motoristas sobre as principais causas de acidentes no trânsito.
Os três filmes que compõem a campanha foram exibidos nesta quarta-feira (31) no Cinesystem do Shopping Curitiba. Eles ficarão disponíveis em todas as salas de cinema do Estado até o fim do ano, além serem divulgados pelas redes sociais do Governo do Estado e do Detran.
A campanha traz cenas fortes para mostrar as consequências de dirigir em alta velocidade, embriagado ou utilizando aparelhos celulares, que estão entre as infrações de trânsito mais comuns no Estado e as principais causas de acidentes. Entre 2015 e 2017, cerca de 4,7 milhões de motoristas foram autuados por excesso de velocidade, 301.699 por utilizarem o celular no volante, e 38.659 por dirigirem alcoolizados. O Estado registrou aproximadamente 24 mil acidentes de trânsito no período.
Além do audiovisual, o Detran também preparou materiais gráficos que serão encaminhados aos Ciretrans (Circunscrição Regional de Trânsito) para serem utilizados em campanhas educativas nos municípios.
Esses materiais também contemplam outros temas, como o uso de capacetes por motociclistas, do cinto de segurança e os cuidados com os pedestres e ciclistas. A peça seria lançada em setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, mas foi adiada em razão da Lei Eleitoral.
RESPONSABILIDADE - Para o diretor-geral do Detran, Marcello Panizzi, a proposta da campanha é que os motoristas tenham responsabilidade e evitem atitudes no volante que colocam a vida em risco. “O excesso de velocidade, uso de aparelhos celulares na direção e combinação álcool e direção são os principais causadores de acidentes tanto na cidade como nas rodovias”, disse. “Nos últimos três anos, foram cerca de 8 mil vítimas vinculadas a acidentes desses tipos”, salientou.
O secretário estadual da Comunicação Social, Alexandre Teixeira, falou que a forma de exibição da campanha ajuda a atingir um público amplo, inclusive de crianças e adolescentes. “É uma campanha que vai impactar quem é pai, mãe, tio e anda com as crianças de carro”, disse. “Além de todas as salas de cinema do Paraná, estamos fazendo uma grande divulgação pelas redes sociais, com impulsionamento e banners em sites específicos. É um plano de mídia barato, mas com grande alcance”, afirmou.