Detran busca sugestões de
parceiros para melhorar serviços

Proposta faz parte do projeto de realinhamento institucional do Departamento de Trânsito do Paraná, apresentada nesta terça-feira (14)
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14/06/2011 - 18:10
Editoria

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Prestadores de serviços e parceiros de atuação do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) vão discutir e propor melhorias nas áreas de habilitação, veículos, infrações e educação para o trânsito. A proposta faz parte do projeto de realinhamento institucional do órgão, que foi apresentada nesta terça-feira (14) aos representantes de despachantes, clínicas médicas, centros de formação de condutores, trabalhadores de transporte, revendedoras de veículos, empresas de vistoria, entre outros.
Em todo o Estado, mais de 5 mil pessoas estão envolvidas em trabalhos relacionados aos Detran. O objetivo é que estes agentes externos participem e contribuam para melhorias no atendimento aos usuários. “Este debate vai permitir mudanças importantes nos processos e operações realizadas atualmente, consolidando o projeto de um Detran mais próximo da população, mais eficiente, moderno e transparente”, explica o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.
“As reuniões com os parceiros trazem cobranças importantes, exigem um posicionamento firme sobre as responsabilidades do governo estadual, e vice-versa. Queremos prestar serviços melhores e queremos que a iniciativa privada, que se relaciona com o Detran de tantas formas, também apresente avanços”, completa.
GRUPOS - Cada entidade externa indicou um representante para constituir um grupo de trabalho, que serão divididos por temas, de acordo com áreas de atuação. “Estes grupos podem ser mantidos como conselhos externos, já que lidam diretamente com os usuários e sabem quais são os problemas e podem oferecer soluções”, adiantou Edson Casagrande, secretário especial para Assuntos Estratégicos.
“A intenção do governo é implementar, não só no Detran, um canal de desburocratização e facilitação de processos. A orientação do governador Beto Richa é para buscarmos uma gestão eficiente que ofereça bom atendimento. Ajustar sistemas e encontrar novos tipos de processos e operações”, disse ele.
DIÁLOGO - Durante a reunião, o presidente da Federação Nacional dos Despachantes, Everton Calamucci, destacou a importância do debate entre poder público e prestadores de serviços. “A troca de informações entre os diferentes setores e todos os agentes do sistema de trânsito é positiva para toda a população”, lembrou.
A oportunidade de participar das mudanças animou os diferentes setores envolvidos. “Nós nunca tivemos esta abertura e sabemos que podemos ajudar muito, em vários sentidos. Temos 900 centros de formação de condutores no Estado e podemos contribuir em ações de educação para o trânsito, por exemplo”, explicou o presidente do Sindicato das Auto-Escolas do Paraná, Justino Rodrigues da Fonseca.
“Este é um grande avanço e uma mudança de postura, porque o Detran, mais que um órgão administrativo, é também um agente político e deve se relacionar com a sociedade”, acrescentou César Luiz Lançoni Santos, do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos, Peças e Acessórios para Veículos no Estado do Paraná.

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