De janeiro a outubro de 2017, cerca de 2 mil alunos do ensino fundamental de escolas públicas foram envolvidos pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) em atividades educativas para o trânsito. As ações, com materiais didáticos, dentro das escolas e nas unidades do Detran, contaram com o apoio de profissionais da educação e órgãos de trânsito. Nos encontros foram trabalhados valores, comportamentos, hábitos e atitudes com objetivo de refletirem no trânsito.
“Queremos elevar o nível da compreensão dos professores e alunos sobre o trânsito, ultrapassando a percepção do senso comum em direção a pensamentos mais elaborados e organizados ligadas à ética e a cidadania. Acreditamos que a parceria com as escolas nos traz resultados a curto, médio e longo prazo na redução do número de acidentes de trânsito”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.
NO PARANÁ – No interior do Estado, o projeto Detran na Escola tem incentivado a mudança de comportamento frente a situações de perigo ao redor das escolas, residências e trajetos residência/escola. Voltado para as regiões onde órgão de trânsito não é municipalizado, o projeto envolveu esse ano quatro escolas da rede municipal do 1º ao 5º ano em Pinhais, Piraquara e Palotina.
Durante o projeto, um técnico da coordenadoria de Programas Educativos do Detran promove uma sensibilização com os professores onde são apresentadas cartilhas e maneiras práticas de trabalhá-las dentro de sala de aula.
NA CAPITAL E REGIÃO METROPOLITANA – O projeto “Conhecendo o Detran e BPTran” atendeu 998 alunos entre o 4º ano do ensino fundamental e ensino médio dos municípios de Araucária, Colombo, Quatro Barras, Pinhais e Piraquara.
Com apoio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), o projeto consiste em visitas guiadas nas instituições para falar sobre segurança e educação aos alunos de escolas.
“Durante a visita explicamos às crianças como o trânsito se organiza, quais são os serviços dos órgãos executivos e o papel de cada pessoa para a segurança nas ruas e estradas. Queremos contribuir com a formação dos alunos quanto cidadãos e também futuros motoristas”, explica o coordenador do projeto, Fabiano Xisto Correa.
Para a diretora Luciana Wieczorkowfki, da Escola Municipal Edvino Nowak, a parceira das escolas com os órgãos de trânsito faz toda a diferença. “Agressividade no trânsito é algo que tem nos preocupado. Depois do encontro do Detran já temos notado o resultado na vida das crianças que se mostram mais consciente com o próprio comportamento e dos pais”, conta ela.
APRIMORAMENTO - Em 2017, o projeto passou a contar com uma nova parceria para educação de trânsito de crianças e adolescentes. A Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) passou a integrar o roteiro de visitas e ajudar ampliar a visão sobre o trânsito, falando sobre dirigir sem ser habilitado, sob efeito do álcool e as consequências legais dos atropelamentos.
PARTICIPE - As escolas que tiverem interesse em participar de um dos projetos podem entrar em contato com o Detran pelo e-mail conhecendo@detran.pr.gov.br.