Detran abre inscrições para curso de reciclagem de motoristas infratores

Motoristas que tiveram a carteira de habilitação suspensa podem se inscrever para as turmas de março pelo site www.detran.pr.gov.br, ou em uma das 101 unidades do Detran em todo o Estado
Publicação
17/02/2011 - 14:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) abriu inscrições para os cursos de reciclagem de motoristas infratores que serão realizadas em março. São 3.430 vagas divididas em 109 turmas. O cadastro para participar das aulas pode ser feito pelo site www.detran.pr.gov.br, ou em uma das 101 unidades do Detran em todo o Estado. Do total de vagas disponíveis para o próximo mês, 2.205 já estão ocupadas e a autarquia alerta para que os inscritos não faltem ao compromisso.
Segundo a coordenadoria de Educação para o Trânsito do departamento, o número de desistências em cursos de reciclagem deixou ociosas cerca de 13% do total das vagas ofertadas em 2010. Mais de 3 mil alunos matriculados faltaram ao curso.
Nos primeiros meses deste ano foram contabilizados 8% de faltas. “Os faltosos, além de ocuparem as vagas de outros motoristas que precisam concluir seus processos o quanto antes, ficam impedidos de dirigir”, ressalta o coordenador do setor, Juan Ramon Franco.
O último levantamento do Detran, feito com base nos dados cadastrais e possibilidades de recursos nos processos, mostra que 88 mil autuações de suspensão de carteiras de habilitação foram emitidas entre janeiro a setembro de 2010. Pouco mais de 23,3 mil motoristas já regularizaram sua situação junto ao órgão.
CURSO – O curso de reciclagem é obrigatório para condutores que tiveram a carteira de habilitação suspensa, seja pelo acúmulo de 20 pontos em infrações, ou por suspensão direta. A notificação é entregue via Correios e o motorista tem 30 dias para se apresentar ao Detran.
“É importante que o motorista compareça a uma das unidades tão logo receba a notificação pelos Correios. Ele deve entregar sua carteira de motorista e fica proibido de dirigir até o final do curso, ou enquanto estiver valendo sua suspensão”, orienta o diretor-geral do departamento, Marcos Traad.
Nas 30 horas-aula, ministradas por instrutores da autarquia, são abordados temas relacionados a direção defensiva, primeiros socorros, legislação de trânsito e relacionamento interpessoal. A taxa para participar do curso é de R$ 65,24.
Em Curitiba, as aulas são realizadas nos postos do Departamento no Centro e na Vila Hauer, além da sede, no bairro Tarumã. Nas cidades de Maringá e Londrina, os condutores têm a opção de fazer o curso nos postos de atendimento ou na Ciretran. Nas demais cidades, o curso é realizado na unidade regional do Detran mais próxima.

GALERIA DE IMAGENS