O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) inicia nesta segunda-feira (5), em São José dos Pinhais, um projeto piloto que vai permitir a agenda prévia das vistorias veiculares - obrigatórias no primeiro emplacamento, troca de município ou transferência do veículo. Com a mudança, os usuários poderão escolher data e horário para realizar o serviço, sem filas ou deslocamentos desnecessários.
“Hoje a vistoria é feita pela ordem de chegada, o que gera problemas nos períodos de maior procura. A agenda nos permite uma melhor gestão de tempo e servidores disponíveis, além de garantir um atendimento mais ágil ao cidadão. ”, explica o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.
Segundo ele, a intenção é expandir o novo recurso para todo o Estado, a partir de 2017.
A escolha do horário com antecedência só é possível graças aos bons números do sistema de Vistoria Digital, lançado pelo Governo do Paraná em janeiro deste ano. “Com o aplicativo para celular, conseguimos contabilizar o número de veículos vistoriados e o tempo de serviço em cada unidade. Além disso, os vistoriadores passaram a realizar as conferências em até cinco minutos, o que é metade do tempo gasto no sistema anterior”, completa.
TESTES: Os primeiros usuários a testar a agenda serão os moradores de São José dos Pinhais, Agudos do Sul e Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova Ciretran de São José dos Pinhais, já em funcionamento na rua Padre Léo Pientka, nº 571, foi escolhida para o projeto piloto devido à capacidade de atendimento e à infraestrutura.
“Recebemos aproximadamente 66 vistorias por dia, em média, mas o número de pessoas costuma ser mais intenso nos primeiros dias da semana ou logo depois de feriados e períodos de férias. Esperamos que com o agendamento possamos distribuir as vagas e garantir um atendimento mais ágil e com mais qualidade. É uma melhoria tanto para a população quanto para o vistoriador”, destaca o chefe da unidade, Édio da Silva Topanotti.
A ferramenta foi desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Paraná (Celepar), em conjunto com as equipes do Detran nas áreas de Gestão da Informação, Veículos, Assuntos Operacionais, além de vistoriadores. O modelo adotado segue o que já é feito pelo Departamento para marcar as avaliações teóricas, os exames práticos de direção e também o curso de reciclagem para condutores infratores.
COMO AGENDAR - Para marcar a vistoria, os usuários devem acessar o site do Departamento (www.detran.pr.gov.br) ou usar um dos terminais de autoatendimento da autarquia, disponíveis nas Ciretrans, shoppings, mercados e prefeituras.
Primeiro, deve ser feita a emissão da guia de serviço, que pode ser paga nos terminais do Detran com máquina de cartão com chip, nos credenciados (Sicredi, Bancoob e Rendimento), ou no Banco do Brasil – com cartão de débito de qualquer banco.
Depois, com a confirmação do pagamento, o site e terminal de autoatendimento do Detran já permitem agendar a vistoria e imprimir o comprovante com as informações. Além disso, se o usuário desejar, o sistema envia por mensagem SMS a confirmação de data e horário programado.
“No dia da vistoria, é importante que o condutor ou proprietário do veículo tenha em mãos o comprovante e os documentos do veículo para facilitar o atendimento. O Detran orienta também que o usuário leia e se informe sobre os itens obrigatórios vistoriados no veículo, para evitar uma possível reprovação no momento da conferência. Estas informações estarão disponíveis nos canais de agendamento”, esclarece o coordenador de Veículos, Herivelto do Carmo.
“Hoje a vistoria é feita pela ordem de chegada, o que gera problemas nos períodos de maior procura. A agenda nos permite uma melhor gestão de tempo e servidores disponíveis, além de garantir um atendimento mais ágil ao cidadão. ”, explica o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad.
Segundo ele, a intenção é expandir o novo recurso para todo o Estado, a partir de 2017.
A escolha do horário com antecedência só é possível graças aos bons números do sistema de Vistoria Digital, lançado pelo Governo do Paraná em janeiro deste ano. “Com o aplicativo para celular, conseguimos contabilizar o número de veículos vistoriados e o tempo de serviço em cada unidade. Além disso, os vistoriadores passaram a realizar as conferências em até cinco minutos, o que é metade do tempo gasto no sistema anterior”, completa.
TESTES: Os primeiros usuários a testar a agenda serão os moradores de São José dos Pinhais, Agudos do Sul e Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova Ciretran de São José dos Pinhais, já em funcionamento na rua Padre Léo Pientka, nº 571, foi escolhida para o projeto piloto devido à capacidade de atendimento e à infraestrutura.
“Recebemos aproximadamente 66 vistorias por dia, em média, mas o número de pessoas costuma ser mais intenso nos primeiros dias da semana ou logo depois de feriados e períodos de férias. Esperamos que com o agendamento possamos distribuir as vagas e garantir um atendimento mais ágil e com mais qualidade. É uma melhoria tanto para a população quanto para o vistoriador”, destaca o chefe da unidade, Édio da Silva Topanotti.
A ferramenta foi desenvolvida pela Companhia de Tecnologia da Informação do Paraná (Celepar), em conjunto com as equipes do Detran nas áreas de Gestão da Informação, Veículos, Assuntos Operacionais, além de vistoriadores. O modelo adotado segue o que já é feito pelo Departamento para marcar as avaliações teóricas, os exames práticos de direção e também o curso de reciclagem para condutores infratores.
COMO AGENDAR - Para marcar a vistoria, os usuários devem acessar o site do Departamento (www.detran.pr.gov.br) ou usar um dos terminais de autoatendimento da autarquia, disponíveis nas Ciretrans, shoppings, mercados e prefeituras.
Primeiro, deve ser feita a emissão da guia de serviço, que pode ser paga nos terminais do Detran com máquina de cartão com chip, nos credenciados (Sicredi, Bancoob e Rendimento), ou no Banco do Brasil – com cartão de débito de qualquer banco.
Depois, com a confirmação do pagamento, o site e terminal de autoatendimento do Detran já permitem agendar a vistoria e imprimir o comprovante com as informações. Além disso, se o usuário desejar, o sistema envia por mensagem SMS a confirmação de data e horário programado.
“No dia da vistoria, é importante que o condutor ou proprietário do veículo tenha em mãos o comprovante e os documentos do veículo para facilitar o atendimento. O Detran orienta também que o usuário leia e se informe sobre os itens obrigatórios vistoriados no veículo, para evitar uma possível reprovação no momento da conferência. Estas informações estarão disponíveis nos canais de agendamento”, esclarece o coordenador de Veículos, Herivelto do Carmo.