Detran Paraná apresenta
modelo de Juntas Médicas
e Psicológicas de trânsito

Apresentação foi durante o Encontro Nacional dos Detrans. Paraná descentralizou os serviços e conseguiu reduzir o tempo de espera dos usuários de oito meses para 15 dias nas Juntas Psicolǵocias e de 120 para 45 dias nas Juntas Médicas
Publicação
17/03/2016 - 12:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) mostrou nesta quinta-feira (17), em São Paulo, o modelo adotado pelo Estado para realização de juntas recursais, médicas e psicológicas de trânsito. A apresentação foi durante o Encontro Nacional dos Detrans, que reúne diretores e técnicos de Departamentos de todo o Brasil.
Com as Juntas, o candidato que não concordar com infrações impostas, ou com os resultados dos exames de avaliação psicológica ou de aptidão física e mental, que fazem parte do processo para obter a Carteira Nacional de Habilitação ou renovação de CNH podem recorrer a uma segunda avaliação.
No caso das juntas médicas e psicológicas, o Paraná descentralizou o serviço e ampliou o atendimento para Curitiba, Cascavel e Sarandi, com expectativa de expandir ao longo de 2016 para as cidades de Londrina e Francisco Beltrão.
MAIS RÁPIDO - De acordo com o chefe da Divisão Médica e Psicológica do Detran Paraná, Gustavo Fatori, o prazo de espera dos usuários para análise dos recursos da avaliação psicológica caiu 93%. “Com novos locais para recursos, o trabalho está mais rápido. Na Junta Psicológica o tempo de espera passou de oito meses para 15 dias. No caso dos exames médicos, o tempo era de 120 dias e caiu para 45 dias”, explicou.
COMO FUNCIONA – O candidato tem um prazo máximo de 30 dias para recorrer, a contar da data que foi lançado o resultado do primeiro exame. O recurso é gratuito e pode ser solicitado por escrito, através do formulário disponível no site da autarquia e entregue em qualquer unidade do Detran. Em seguida, o requerimento é enviado para análise da Divisão de Medicina e Psicologia na sede da autarquia.
Se o pedido for deferido, o contato é feito por telefone, informando a data e horário de comparecimento a Junta Médica e Psicológica mais próxima. A avaliação psicológica é composta por entrevista, com duração aproximada de uma hora, seguida de testes psicológicos, com duração em média de duas horas. O exame de aptidão física e mental e o exame especial são compostos de anamnese (um estudo do histórico médico do candidato) e exame físico completo, além da análise de pareceres e exames trazidos pelo candidato. A duração média é de 20 minuto
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS