Desenvolvimento Urbano inclui Agenda 2030 da ONU

O Plano de Ação Estratégica das duas instituições vinculam, para este ano, os Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. A recomendação aos prefeitos que incluam em seus projetos a sustentabilidade das cidades
Publicação
05/01/2018 - 17:00

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Paranacidade inovaram ao vincular, para 2018, ao Plano de Ação Estratégica das duas instituições os Princípios do Pacto Global e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. O PAE já foi aprovado, junto com as propostas orçamentárias e financeiras, para a realização das ações necessárias ao exercício deste ano.

O secretário do Desenvolvimento Urbano e superintendente do Paranacidade, João Carlos Ortega, recomenda aos prefeitos que buscam acesso às linhas de financiamento e aos programas oferecidos pelas instituições que incluam em seus projetos a sustentabilidade das cidades.

“Assim, com apoio às intervenções representadas por planos, programas e atividades voltados ao desenvolvimento institucional, urbano e regional, haverá melhor suporte às políticas públicas, voltadas à concretização transformadora e sustentável, sem qualquer discriminação”, afirmou Ortega.

Todas essas ações terão ênfase nos ODS 11, 16 e 17. Os ODS 11 primam por tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Já o 16 se refere a construir instituições eficazes, responsáveis e também inclusivas em todos os níveis e o fortalecimento dos meios de implementação, com a revitalização das parcerias para o desenvolvimento sustentável preconizado pelos ODS 17.

WORLD FAMILY ORGANIZATION - Todas essas questões também estiveram em pauta no último encontro, em dezembro de 2017, em Genebra (Suíça), na reunião da World Family Organization da ONU. O governador Beto Richa e o secretário João Carlos Ortega participaram do evento.

“Com os investimentos, as obras e ações que poderão ser realizadas nos 399 municípios do Paraná terão acrescidas novos valores e princípios mais sólidos, que fortalecerão a história das instituições e transformarão para melhor a vida de milhares de pessoas em todas as regiões do Paraná”, enfatizou Ortega.

GALERIA DE IMAGENS