Defesa Civil já enviou 33
alertas meteorológicos via sms

Os alertas informam sobre as principais ocorrências para a região, como chuvas intensas, granizos e ventos fortes, e foram enviados a cerca de 330 mil números de telefones cadastrados. Para receber, o cidadão precisa enviar por mensagem o CEP para o número 40199
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16/01/2018 - 15:10
Editoria

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Em um mês, a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil enviou por mensagem de texto (SMS) 33 alertas de eventos meteorológicos severos. Os alertas informam sobre as principais ocorrências para a região, como chuvas intensas, granizos e ventos fortes, e foram enviados a cerca de 330 mil números de telefones cadastrados.

O serviço de disparo de alertas começou a funcionar em junho de 2017, como projeto-piloto, e, em dezembro, foi expandido para todos os 399 municípios paranaenses, abrindo a possibilidade para todos os cidadãos do Estado se cadastrarem. Para receber o alerta o usuário precisa enviar por mensagem o CEP para o número 40199.

ANTECIPAR FENÔMENO - O objetivo do serviço, segundo o subchefe da coordenadoria executiva de Defesa Civil, major Antônio Hiller, é antecipar o fenômeno natural ao cidadão para que se proteja em local seguro e, assim, diminua os riscos de acidentes. “O SMS é a ponta final do trabalho contínuo de monitoramento, é o contato direto com a população para que possa se preparar”, disse.

CONFIÁVEL- O sistema funciona em parceria com o Simepar, que emite as previsões metrológicas considerando o mapeamento das áreas de risco. Depois a Defesa Civil complementa as informações coletadas no Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), elabora o alerta e encaminha para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, em Brasília, que dispara as mensagens. O alerta tem validade de três horas.

“O processo leva alguns minutos até que o alerta esteja no celular cadastrado. Por isso pode acontecer de o usuário receber a informação via SMS, mas o evento meteorológico já ter se deslocado para outra região. Mesmo assim é confiável e deve ser levado a sério”, explicou Hiller.

Ele afirma que para o pleno funcionamento do sistema é necessário a colaboração dos cidadãos. “Se o usuário não cadastrar o CEP, não teremos a quem enviar as mensagens e a informação se perde”, explicou. O serviço é gratuito e compatível com todas as operadoras.

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