Defesa Civil atua em municípios atingidos por temporal na RMC

Situação mais grave ocorreu em Itaperuçu. Com o vendaval, 108 residências acabaram destelhadas, principalmente nos bairros Jardim Itaú, Centro e Santa Maria, além de 12 comércios. Houve duas mortes e três famílias ficaram desabrigadas.
Publicação
01/12/2018 - 17:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Órgãos do Estado estão dando suporte aos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) atingidos por forte temporal na sexta-feira (30). A situação mais grave ocorreu em Itaperuçu, mas moradores de Rio Branco do Sul também foram atendidos. A primeira medida foi a distribuição de lonas para cobertura de casas destelhadas pelo vendaval.

A governadora Cida Borghetti determinou total atenção da estrutura de governo para dar suporte para as prefeituras e famílias. "O Estado está presente nos municípios desde a noite de sexta-feira através do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para ajudar na proteção das famílias e recuperação dos danos", afirmou a governadora, que lamentou a morte de dois jovens de Itaperuçu em razão da tempestade que atingiu a cidade.

De acordo com a coordenadoria estadual da Defesa Civil, centenas de casas foram atingidas pelo vento e 108 residências acabaram destelhadas em Itaperuçu, principalmente nos bairros Jardim Itaú, Centro e Santa Maria. O vento também danificou 12 comércios.

O relatório da Defesa Civil Estadual contabiliza apenas três famílias desabrigadas e duas mortes. Dois adolescentes que buscaram proteção ao lado de um muro, durante o vendaval, acabaram morrendo em razão do desabamento da estrutura.

Neste sábado, além da Defesa Civil, que auxilia no gerenciamento do desastre, equipes da Copel trabalham em Itaperuçu para restabelecer a energia nas regiões afetadas. A Sanepar também atua para regularizar o abastecimento de água. Foram enviados 5 caminhões-pipa ao municipio. 

De acordo com previsão do Simepar é de que haverá instabilidades nas próximas horas.