Defesa Civil ajuda Morretes
a solucionar problemas
provocados pelas chuvas

O coordenador estadual da Defesa Civil e comitiva do órgão reuniram-se com o prefeito do município nesta quarta-feira (13). Objetivo é agilizar procedimentos para decretação da situação de emergência
Publicação
13/01/2016 - 19:18
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas, e uma comitiva do órgão reuniu-se nesta quarta-feira (13) com o prefeito de Morrestes, Helder Teófilo dos Santos, para avaliar os prejuízos causados pelas chuvas naquele município do Litoral do Estado. No encontro, realizado na prefeitura, o prefeito apresentou os problemas enfrentados pela cidade.
“Viemos à cidade para colocar a Defesa Civil Estadual à disposição para agilizar processos e auxiliar na elaboração da documentação necessária para que o município possa decretar situação de emergência”, disse o coronel Casitas. “Observamos, a partir dos prejuízos lançados no nosso sistema, que Morretes atinge os requisitos legais para a decretação”, explicou.
Ele disse que o prefeito deverá assinar o decreto. Em seguida, os processos deverão seguir para homologação do Governador Beto Richa. “Na continuidade, encaminharemos ao Governo Federal para o reconhecimento da situação de emergência no município. A partir daí, tecnicamente, serão feitos os planos de trabalhos para busca de recursos, nas esferas estadual e federal, para auxiliar o município na reconstrução de todas as áreas afetadas.”
ESTRADAS - O prefeito Helder Teófilo dos Santos informou que o município conta com cerca de 500 km de estradas rurais e que há quase 90 dias vem sofrendo com as chuvas. “Esta reunião veio fechar todo um trabalho que já havia sido iniciado anteriormente. Agora saem, definitivamente, o relatório e o decreto determinando e definindo a questão emergencial”, disse ele. “Agradeço pelo apoio do Governo do Estado, por facilitar a busca pelas soluções dos problemas”, completou. A chuva, informou o prefeito, dificulta os acessos, que se dá, na maioria, por estradas rurais.
Participaram da reunião o coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Edmilson de Barros; o Comandante do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros (Litoral) e Comandante do “Verão Paraná 2015/2016” pelo Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Paulo Henrique de Souza; o tenente bombeiro Jean Carlos Anselmo Ribeiro; o secretário municipal do Planejamento, Carlos Alberto Gnatta Neto; o assessor administrativo da Compedec/Morretes, Marcelo Foss, e o Coordenador da Defesa Civil de Morretes, Herbert Schimidt.
VISITA - Após a reunião, a comitiva da Defesa Civil fez uma visita à Companhia da PM de Matinhos, onde conversou com o tenente-coronel Nivaldo Marcelos da Silva, comandante do 9º Batalhão da PM, ao ao 2º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Matinhos, onde conversou com o tenente-coronel Paulo e oficiais.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr

GALERIA DE IMAGENS