Debates marcam o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

Colégios que ofertam curso técnico em segurança do trabalho de seis municípios desenvolveram ações em parceria com o Ministério do Trabalho para discutir o tema com os estudantes.
Publicação
10/10/2018 - 17:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Escolas de Curitiba, Maringá, Londrina, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa e Cascavel realizam uma séria de atividades nesta quarta-feira (10) em alusão ao Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas. Instituída pela lei federal 12645/12, a data foi criada com o objetivo de promover uma aproximação entre os estudantes e o universo da segurança e saúde, dando ênfase à importância da prevenção de acidentes na escola, em casa ou no trabalho.

“As ações acontecem em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, auditores do Ministério do Trabalho e professores dos cursos técnicos em segurança do trabalho. Palestras, rodas de bate-papo, análise de filmes estão entre as atividades que buscam despertar nos alunos a importância de se discutir o tema”, explicou a chefe do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria, Cândida de Carvalho Junqueira.

CURSOS TÉCNICOS - Seis escolas que oferecem cursos técnicos em segurança do trabalho estão participando da ação. Em Curitiba, o Colégio Estadual Pedro Macedo promoveu um bate-papo entre os alunos e os técnicos de segurança do trabalho. Em Maringá, no Colégio Estadual Juscelino Kubitscheck de Oliveira, estudantes do ensino fundamental e médio assistiram diferentes animações sobre trabalho seguro e debateram sobre as situações de perigo demonstradas nos filmes. Os estudantes também foram incentivados a descreverem situações de risco que já viram em casa ou na escola.

As atividades resultarão em uma frase sobre o tema para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e numa redação para os alunos do Ensino Médio. Os trabalhos serão avaliados por uma equipe formada pela Secretaria e Ministério Trabalho.

INICIATIVA - O Dia Nacional da Segurança e Saúde nas Escolas resultou da iniciativa de um técnico de segurança do trabalho, que desenvolvia voluntariamente ações educativas de cunho preventivo em escolas do Rio de Janeiro. Com base nessa experiência, ele elaborou e encaminhou ao Senado o projeto de lei que resultou na instituição de um dia dedicado à segurança e à saúde nas escolas.

GALERIA DE IMAGENS