O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) utiliza uma técnica diferente para a reconstrução do aterro na rodovia PR-092, em Wenceslau Braz (Campos Gerais). Para reerguer o aterro, que desmoronou com as fortes chuvas do início do ano, estão sendo feitas camadas da parede da encosta com cestas do tipo gabião, que são travadas na terra. A técnica agiliza o processo de reconstrução, além de reaproveitar parte do material que despencou do aterro.
As equipes trabalham no km 251 e, por isto, os motoristas devem trafegar com cuidado, mesmo estando o local sinalizado. Do lado esquerdo da rodovia, sentido Ponta Grossa – Wenceslau Braz, está em construção o muro de contenção para a recomposição do aterro e do asfalto. As equipes utilizam a tecnologia terra-mexe para a construção deste muro.
“Estamos fazendo essa recomposição do aterro com muito cuidado para que o problema seja solucionado de forma definitiva”, afirmou o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior. A solução adotada vai aumentar a plataforma do aterro em mais 15 metros do lado esquerdo da estrada. Isso permitirá que a rodovia possa ser duplicada no futuro.
DRENAGEM - Do lado direito da rodovia (sentindo Ponta Grossa – Wenceslau Braz) começaram as obras de contenção e drenagem das águas pluviais dos bairros, que caíam na rodovia. Neste ponto será feito um muro de gabião de formato parabólico para conter a erosão ao lado da rodovia. Além disso, as equipes trabalham na construção de um bueiro com escada dissipadora de energia.
A drenagem envolverá um bueiro duplo tubular de concreto, com 1,20 metro de diâmetro e 100 metros de extensão, que ficará perpendicular à rodovia. A previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre. Depois que todo o aterro estiver recomposto será feito novamente o pavimento da rodovia, que terá o mesmo traçado original.
Desde o dia 19 de fevereiro, o tráfego da rodovia no km 251, é feito por um desvio ao lado da estrada feito pelo DER.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: www.pr.gov.br e www.facebook.com/governopr
As equipes trabalham no km 251 e, por isto, os motoristas devem trafegar com cuidado, mesmo estando o local sinalizado. Do lado esquerdo da rodovia, sentido Ponta Grossa – Wenceslau Braz, está em construção o muro de contenção para a recomposição do aterro e do asfalto. As equipes utilizam a tecnologia terra-mexe para a construção deste muro.
“Estamos fazendo essa recomposição do aterro com muito cuidado para que o problema seja solucionado de forma definitiva”, afirmou o diretor-geral do DER, Nelson Leal Junior. A solução adotada vai aumentar a plataforma do aterro em mais 15 metros do lado esquerdo da estrada. Isso permitirá que a rodovia possa ser duplicada no futuro.
DRENAGEM - Do lado direito da rodovia (sentindo Ponta Grossa – Wenceslau Braz) começaram as obras de contenção e drenagem das águas pluviais dos bairros, que caíam na rodovia. Neste ponto será feito um muro de gabião de formato parabólico para conter a erosão ao lado da rodovia. Além disso, as equipes trabalham na construção de um bueiro com escada dissipadora de energia.
A drenagem envolverá um bueiro duplo tubular de concreto, com 1,20 metro de diâmetro e 100 metros de extensão, que ficará perpendicular à rodovia. A previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre. Depois que todo o aterro estiver recomposto será feito novamente o pavimento da rodovia, que terá o mesmo traçado original.
Desde o dia 19 de fevereiro, o tráfego da rodovia no km 251, é feito por um desvio ao lado da estrada feito pelo DER.
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