O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) diagnosticou as ações administrativas necessárias para a integração do setor rodoviário aos demais modais de transporte e aumentar a competitividade do Estado. Segundo o diretor-geral do DER, Amauri Medeiros Cavalcanti, o órgão, junto com a Secretaria de Infraestrutura e Logística, deve atender as reivindicações do setor produtivo, tanto no segmento de obras como no gerenciamento da operação de rodovias pelas concessionárias.
Entre as ações ,Cavalcanti apontou como fundamental a análise do plano diretor que está em fase de contratação, para a licitação das linhas de transporte intermunicipal de passageiros. Modernização e ampliação do ferry-boat na baía de Guaratuba é outra ação prevista.
O estabelecimento de um programa contínuo para o desenvolvimento dos projetos de engenharia com o fortalecimento do setor gerencial é mais uma ação defendida pelo diretor-geral, que melhora a aplicação de recursos e reduz custos. Outra proposta é a implantação de modelo gerencial nas áreas de gestão para estudos técnicos e financeiros, que devem ser elaborados com as polícias rodoviárias Estadual e Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O objetivo é estabelecer programa permanente de segurança e reduzir de acidentes nas estradas.
Cavalcanti destaca que a implantação das patrulhas mecanizadas é fundamental para atender as comunidades do interior e defende o desenvolvimento de planos e programas de médio e longo prazo para a recuperação de rodovias. Outras propostas são de estudos imediatos para obras previstas no plano do governo estadual, a avaliação de obras previstas no PAC e no Governo Federal, visando a imediata negociação e viabilização, e mais a consolidação de projetos administrativos para o uso e exploração das faixas de domínio ao longo das rodovias estaduais.
INOVAÇÕES – “As ações previstas para o Departamento de Estradas de Rodagem estão no Diagnóstico Institucional, solicitado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística. Estabelecemos novas metas gerenciais a serem alcançadas, a certificação dos fornecedores de asfalto, realização de encontros técnicos, padronização da metodologia de desapropriação de trechos, reimplantação do boletim de desempenho e a continuação dos Programas de Estudo e Qualidade”, acrescentou o diretor-geral.
O DER ainda pretende rever a tabela de preços, sincronizar as especificações de serviços com tabelas de preços e projetos, além de criar normas para absorção de trechos de rodovias municipais coincidentes com rodovias estaduais.
Entre as ações ,Cavalcanti apontou como fundamental a análise do plano diretor que está em fase de contratação, para a licitação das linhas de transporte intermunicipal de passageiros. Modernização e ampliação do ferry-boat na baía de Guaratuba é outra ação prevista.
O estabelecimento de um programa contínuo para o desenvolvimento dos projetos de engenharia com o fortalecimento do setor gerencial é mais uma ação defendida pelo diretor-geral, que melhora a aplicação de recursos e reduz custos. Outra proposta é a implantação de modelo gerencial nas áreas de gestão para estudos técnicos e financeiros, que devem ser elaborados com as polícias rodoviárias Estadual e Federal e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). O objetivo é estabelecer programa permanente de segurança e reduzir de acidentes nas estradas.
Cavalcanti destaca que a implantação das patrulhas mecanizadas é fundamental para atender as comunidades do interior e defende o desenvolvimento de planos e programas de médio e longo prazo para a recuperação de rodovias. Outras propostas são de estudos imediatos para obras previstas no plano do governo estadual, a avaliação de obras previstas no PAC e no Governo Federal, visando a imediata negociação e viabilização, e mais a consolidação de projetos administrativos para o uso e exploração das faixas de domínio ao longo das rodovias estaduais.
INOVAÇÕES – “As ações previstas para o Departamento de Estradas de Rodagem estão no Diagnóstico Institucional, solicitado pela Secretaria de Infraestrutura e Logística. Estabelecemos novas metas gerenciais a serem alcançadas, a certificação dos fornecedores de asfalto, realização de encontros técnicos, padronização da metodologia de desapropriação de trechos, reimplantação do boletim de desempenho e a continuação dos Programas de Estudo e Qualidade”, acrescentou o diretor-geral.
O DER ainda pretende rever a tabela de preços, sincronizar as especificações de serviços com tabelas de preços e projetos, além de criar normas para absorção de trechos de rodovias municipais coincidentes com rodovias estaduais.