Técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e da Defesa Civil sobrevoarão nesta quarta-feira (3) o local onde existia uma ponte, na PR-092, sobre o Rio Ribeira, entre Doutor Ulysses e Cerro Azul. A ponte de aproximadamente 80 metros, que permitia o acesso de Doutor Ulysses a Curitiba, foi destruída pelas águas depois das intensas chuvas dos últimos dias.
Segundo o diretor geral do DER, Nelson Farhat, o sobrevoo de helicóptero, que levará também especialistas em meio ambiente, terá duas finalidades. A primeira e mais urgente é verificar as margens apropriadas para instalar uma balsa que fará de modo provisório a travessia do Rio Ribeira, o que só será possível quando o nível das águas baixar. O segundo objetivo é dar início à escolha de um local definitivo e tecnicamente apropriado para a construção de uma nova ponte.
“Uma das metas rodoviárias do governo Beto Richa”, disse Farhat, “é a pavimentação do acesso a Doutor Ulysses, que está entre os poucos municípios paranaenses que ainda não têm asfalto. A construção da ponte deverá fazer parte da nova rodovia asfaltada”.
A ponte que desabou, quase sem deixar vestígios, levada pela força das águas, foi construída em 1963. Sua pista de rodagem, segundo os técnicos, ficava a 20 metros de altura em relação ao nível da lâmina d’água. As providências iniciadas e a recuperação da ponte foram determinadas pelo secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Doutor Ulysses agora está sem comunicação com Curitiba, via Cerro Azul, tendo como opção a saída até Jaguariaíva e Ponta Grossa, pela PR-151, o que aumenta a distância para cerca de 250 quilômetros. A implantação de uma balsa nas proximidades do local da ponte destruída vai amenizar esse problema, segundo o DER, até que a ponte definitiva seja construída. O prazo da obra depende do projeto de engenharia e da técnica a ser adotada.
Para atender os moradores, emergencialmente, a Superintendência Leste do DER estuda, com a Polícia Rodoviária Estadual, alternativas como a utilização de estradas municipais, entre elas a que liga as localidades de Varzeão, Turvo, São Sebastião e Açungui, embora tenha pavimentação primária.
ALERTAS – O DER alerta aos motoristas que trafegam entre Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e Cerro Azul para que redobrem a atenção enquanto estiverem dirigindo pela PR-092. Existem pelo menos 30 pontos onde houve ocorrência de deslizamentos, sendo que em três trechos da rodovia, nos quilômetros 43, 69 e 79, o tráfego está liberado apenas em meia pista.
Outro alerta está sendo emitido para o condutor que trafegar no Contorno Norte, pela PR-418, onde também houve situações de deslizamento de barreiras, o que exige atenção redobrada para que se evitem acidentes.
Segundo o diretor geral do DER, Nelson Farhat, o sobrevoo de helicóptero, que levará também especialistas em meio ambiente, terá duas finalidades. A primeira e mais urgente é verificar as margens apropriadas para instalar uma balsa que fará de modo provisório a travessia do Rio Ribeira, o que só será possível quando o nível das águas baixar. O segundo objetivo é dar início à escolha de um local definitivo e tecnicamente apropriado para a construção de uma nova ponte.
“Uma das metas rodoviárias do governo Beto Richa”, disse Farhat, “é a pavimentação do acesso a Doutor Ulysses, que está entre os poucos municípios paranaenses que ainda não têm asfalto. A construção da ponte deverá fazer parte da nova rodovia asfaltada”.
A ponte que desabou, quase sem deixar vestígios, levada pela força das águas, foi construída em 1963. Sua pista de rodagem, segundo os técnicos, ficava a 20 metros de altura em relação ao nível da lâmina d’água. As providências iniciadas e a recuperação da ponte foram determinadas pelo secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Doutor Ulysses agora está sem comunicação com Curitiba, via Cerro Azul, tendo como opção a saída até Jaguariaíva e Ponta Grossa, pela PR-151, o que aumenta a distância para cerca de 250 quilômetros. A implantação de uma balsa nas proximidades do local da ponte destruída vai amenizar esse problema, segundo o DER, até que a ponte definitiva seja construída. O prazo da obra depende do projeto de engenharia e da técnica a ser adotada.
Para atender os moradores, emergencialmente, a Superintendência Leste do DER estuda, com a Polícia Rodoviária Estadual, alternativas como a utilização de estradas municipais, entre elas a que liga as localidades de Varzeão, Turvo, São Sebastião e Açungui, embora tenha pavimentação primária.
ALERTAS – O DER alerta aos motoristas que trafegam entre Almirante Tamandaré, Rio Branco do Sul e Cerro Azul para que redobrem a atenção enquanto estiverem dirigindo pela PR-092. Existem pelo menos 30 pontos onde houve ocorrência de deslizamentos, sendo que em três trechos da rodovia, nos quilômetros 43, 69 e 79, o tráfego está liberado apenas em meia pista.
Outro alerta está sendo emitido para o condutor que trafegar no Contorno Norte, pela PR-418, onde também houve situações de deslizamento de barreiras, o que exige atenção redobrada para que se evitem acidentes.