DER-PR licitará projeto de duplicação de mais 3,8 km da Rodovia da Uva

15/08/2018 - 16:30

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) deverá lançar em setembro a licitação para elaboração do projeto de duplicação do Lote 1 da Rodovia da Uva (PR-417), na Região Metropolitana de Curitiba. A contratação será feita com recursos do Governo do Estado.

Está prevista a construção de três faixas em cada sentido em um trecho de 3,8 quilômetros, entre a interseção com a Rua Theodoro Makiolka, ao lado da Paróquia Santa Cândida, em Curitiba, até o entroncamento com a Contorno Norte (PR-418).

O anúncio do edital foi feito pelo secretário de Infraestrutura e Logística, Abelardo Lupion, em reunião com a prefeita de Colombo, Beti Pavin, nesta quarta-feira (15.8). “Com esta obra, estamos fazendo a duplicação de todas as rodovias que ligam Curitiba à região metropolitana”, disse Lupion.

Segundo ele, o maior benefício será a fluidez no trânsito. “Vai resolver os constantes engarrafamentos no trecho, que recebe um tráfego pesado de quem vem do Contorno Norte para Curitiba e se soma ao trecho da Rodovia da Uva que está sendo duplicado”.

ESTUDOS TÉCNICOS - Após a conclusão do processo licitatório, o projeto deverá ser finalizado no prazo máximo de nove meses. Serão necessários estudos técnicos mais aprofundados visando a implantação de interseções em desnível, como viadutos ou trincheiras, nas confluências com o Contorno Norte e na entrada do Jardim Osasco. Na região do Santa Cândida, está prevista uma rotatória.

A obra de ampliação da capacidade do Lote 1 da Rodovia da Uva está inserida no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná. “Existem US$ 15 milhões em recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento já garantidos para fazer o Lote 1 da Rodovia da Uva”, disse a prefeita. Conforme os técnicos do DER-PR, no segundo semestre de 2019, será possível licitar a obra, que contemplará também a construção de calçadas e ciclovias.

EM OBRS – Já está em andamento a duplicação de 6,2 km da Rodovia da Uva, entre o Contorno Norte de Curitiba e a Rua Orlando Ceccon, no Centro de Colombo. A obra no Lote 2 foi retomada no último mês de maio. Neste trecho, o investimento é de R$ 32 milhões, com recursos do Banco do Brasil.

EM LICITAÇÃO – No próximo dia 24 de agosto, serão abertas as propostas para construção de dois viadutos no entroncamento da PR-417 com a Avenida Santos Dumont, em Colombo. Com teto de R$ 5,57 milhões, a obra vai resolver o gargalo viário na principal ligação entre o município e a capital.