Curso qualifica atendimento
na recepção de hospitais
próprios do Estado

O objetivo da capacitação é melhorar as condições de acolhimento de pacientes e familiares dentro dos serviços hospitalares
Publicação
08/10/2015 - 15:54
Editoria

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Cerca de 70 profissionais que atuam no setor de recepção dos hospitais próprios do Governo do Estado participaram nesta quinta-feira (8), em Curitiba, de uma capacitação voltada à qualificação do atendimento. O objetivo é melhorar as condições de acolhimento de pacientes e familiares dentro dos serviços hospitalares.
Durante a abertura do evento, o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, destacou a importância de se capacitar esses profissionais, responsáveis pelo primeiro contato com os usuários. “Geralmente o paciente chega muito fragilizado, com dores, e quer ser atendido imediatamente. Contudo, há um fluxo que deve ser seguido e é importante que o usuário seja sempre esclarecido sobre o que está acontecendo”, afirmou.
De acordo com Caputo Neto, de maneira geral, a recepção é um ponto crítico de qualquer serviço de saúde, pois são locais onde os ânimos estão mais exaltados e a pressão é maior. “Nossa intenção é reforçar a importância dos profissionais tratarem pacientes de forma mais humanizada, entendendo o sofrimento do usuário e estabelecendo uma relação mútua de respeito”, enfatizou.
A capacitação desta quinta-feira faz parte da estratégia de educação permanente do programa Hospitais do Paraná, que está transformando a realidade da assistência hospitalar sob gestão estadual. O evento reuniu representantes de 19 hospitais de diversas regiões do Estado.
“O que queremos é garantir que a população paranaense tenha acesso a serviços públicos de saúde com qualidade e segurança. Por isso, estamos trabalhando para buscar a excelência em todos os setores e isso começa pela recepção”, declarou o superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria Estadual da Saúde (SUP), Charles London.
A programação contou com palestras, debates e dinâmicas de grupo para propor aos profissionais uma reflexão sobre seus processos de trabalho. Entre os temas abordados estavam segurança do paciente, comunicação com os usuários, gestão da qualidade e humanização do atendimento.
De acordo com a presidente da Comissão Inter-Hospitalar da SUP, Polliana Reinert, foi um dia muito produtivo para os profissionais reverem alguns conceitos, compartilharem suas experiências e discutirem propostas que podem ser incorporadas na rotina de trabalho de cada hospital. “O desafio agora é fazer com que tudo o que foi tratado aqui tenha impacto direto no atendimento dentro dos hospitais”, explica Polliana.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:  http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

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