Uma nova turma do curso de Smartphone para pessoas com mais de 60 anos, da Celepar, se formou nesta quinta-feira (10), em Curitiba. A capacitação de três dias integra o projeto Celepar Cidadã, que oferta o curso periodicamente.
“Esta é uma oportunidade de aprendizado que na nossa idade não podemos deixar passar. Por isso, fiz questão de agradecer em nome de todos por tudo de bom que recebemos aqui”, disse Zerlinda Buck, 72 anos, que falou em nome do grupo de 50 alunos que concluiu o curso.
Magali Teresinha Tatarin Gubert, 65 anos, veio aprender como atender uma ligação e, ao mesmo tempo, passar um número de telefone quando solicitado. Sempre que ela tentava apagava o contato e caia a ligação. “Além das explicações da professora, gostei muito da dinâmica das aulas, principalmente pela atenção individual que cada aluno recebe dos monitores”.
O Curso Básico sobre Smartphone integra o Projeto Celepar Cidadã, que envolve ainda o Curso de Acesso à Internet e Redes Sociais através do computador, também voltado a pessoas com idade superior a 60 anos.
ATUALIZAÇÃO - De acordo com o presidente da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná, Jacson Carvalho Leite, a capacitação tem o objetivo de atualizar os conhecimentos das pessoas idosas e permitir que elas passem a interagir com o universo digital, “levando mais experiência, coerência e ponderação ao mundo da internet”.
Este curso, de acordo com Leite, quebra barreiras de comunicação e interação social, ao mesmo tempo em que ajuda a resgatar a autoestima dos participantes.
CONTEÚDO – O curso inclui personalização do aparelho celular, como inserir papel de parede ou plano de fundo; aumentar ou diminuir volume e tamanho de letras, mover e/ou excluir ícones, cadastrar, alterar e excluir contatos; ler, enviar e excluir mensagens. Os participantes também aprendem como baixar aplicativos/ferramentas como WhatsApp e outros, pesquisar informações através de navegador da internet e redes sociais, tirar fotos, compartilhar e limpar galeria de fotos, entre outros itens.
AGENDA – Ainda no mês de maio, de 22 a 25, o treinamento será levado para Pontal do Paraná, nos balneários de Shangrilá e Ipanema. Para junho, estão previstos cursos na Celepar, de 05 a 07; em Londrina, de 12 a 14 e de 19 a 21; e Lapa, de 26 a 28. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone (41) 3200-6365. Para participar, o interessado deve ter idade mínima de 60 anos e possuir smartphone.