O Paraná participa sábado (1º) das atividades do Dia Internacional do Idoso. As secretarias da Saúde e da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, em conjunto com a Fundação de Apoio e Valorização do Idoso, promovem atividades educativas, culturais e de lazer durante todo o dia no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde em 2003, estimula a reflexão sobre a real situação do idoso na sociedade e gera a discussão sobre os direitos garantidos à população idosa.
“Promover a saúde do idoso é proporcionar seu bem-estar físico, mental e social. Não devemos apenas prevenir ou tratar doenças, mas também assegurar que o idoso viva em um ambiente saudável, sem violência”, diz o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
A programação começa às 10 horas, com a apresentação do Coral da Associação Brasileira de Recursos Humanos, e contará com a presença do secretário da Saúde, da secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, e de representantes de entidades que lutam pelos direitos dos idosos.
Serão instaladas no local Estações da Saúde, ambientes destinados ao diálogo entre a população e o profissional de saúde. “Nesses espaços, o idoso poderá tirar suas principais dúvidas sobre doenças comuns nesta fase da vida”, disse o coordenador da divisão de Saúde do Idoso da Sesa, Rubens Bendlin.
A equipe da Saúde também distribuirá materiais educativos sobre assuntos como prevenção de quedas e doenças como a hipertensão, diabetes e tabagismo. A programação inclui também um debate, às 11 horas, sobre a legislação, direitos e política pública para idosos.
DISQUE IDOSO – Desde 2003, o Governo do Estado mantém o Disque Idoso Paraná, um serviço que presta informações, orientações e encaminha denúncias, reclamações e elogios relativos à saúde e à vida do idoso.
Segundo levantamento da coordenação do Disque Idoso, o serviço registrou 2.739 atendimentos no primeiro semestre deste ano.
Foram 1.197 denúncias, entre agressões verbais e físicas, abusos, abandono familiar, vulnerabilidade socioeconômica, apropriação indébita do cartão de benefício e ameaça de morte.
Das ligações, apenas 10% foram feitas pelos próprios idosos. O restante foi feito por vizinhos e por pessoas da família. O contato pode ser anônimo e aqueles que se identificam têm o nome preservado.
O Disque Idoso Paraná atende pelo telefone 0800 41 00 01. A ligação é gratuita e o atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17h30.
Curitiba terá programação
especial no Dia do Idoso
O governo estadual promove atividades educativas, culturais e de lazer no sábado (1º) no Museu Oscar Niemeyer
Publicação
28/09/2011 - 17:30
28/09/2011 - 17:30
Editoria