Curitiba será sede das
Olimpíadas Escolares Nacionais

Evento vai acontecer em dezembro, com a participação de cerca de cinco mil atletas, entre 15 a 17 anos, de todo o País.
Publicação
20/09/2011 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O governador Beto Richa e o prefeito de Curitiba Luciano Ducci assinaram nesta terça-feira (20), no auditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, termo de cooperação junto ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para a realização das Olimpíadas Escolares em Curitiba. A competição é o maior evento esportivo nacional da categoria e será realizada entre os dias 02 a 11 de dezembro na capital paranaense.
“O esporte promove o desenvolvimento físico e metal e afasta as nossas crianças e jovens do mundo das drogas, álcool e da violência. O Governo do Estado tem a sensibilidade em apoiar o esporte e a realização de grandes eventos que são caminhos para a revelação de grandes talentos”, disse Richa. Ele lembrou que o Estado realiza o programa Talento Olímpico Paranaense (TOP 2016), que assegura uma bolsa de R$ 500 mensais a 250 atletas com potencial para disputar os jogos olímpicos de 2016.
As disputadas das Olimpíadas Escolares vão reunir cinco mil atletas entre 15 a 17 anos de 25 estados brasileiros, além das delegações de Curitiba e do Distrito Federal, que competirão em 12 modalidades. Para o prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, a realização da competição vai movimentar e promover a cidade. “Além de incentivar a prática esportiva e a revelação de atletas, a realização dos jogos demonstra a capacidade de Curitiba para receber grandes eventos esportivos, movimentando a economia e o turismo da cidade”, disse.
Segundo o superintendente do COB, Edgar Hubner, mais de dois milhões de jovens de todo o País vão disputar as vagas para a competição em dezembro no Paraná. O secretário de Estado do Esporte, Evandro Rogério Roman, afirmou que a realização da competição foi possível em virtude da união entre todas as instâncias de governo.
O evento reuniu representantes de diversos segmentos esportivos, como o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Marcello Richa, o representante do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, o secretário de Estado para Assuntos da Copa 2014, Mário Celso Cunha, e atletas profissionais brasileiros como Hortência Marcari e Emanuel Scheffer.
CURITIBA OLÍMPICA - Richa também participou do lançamento Curitiba Olímpica, programa da secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do município, que visa garantir políticas públicas de esporte na cidade. Com a iniciativa, a prefeitura quer desenvolver atletas locais com um programa que vai desde a introdução à prática esportiva até treinos especializados para prepará-los para o esporte de rendimento.
XGAMES – A ex-jogadora de basquete Hortência Marcari e o ex-treinador de vôlei e consultor em negócios esportivos José Carlos Brunoro apresentaram nesta terça-feira (20) ao governador Beto Richa a proposta da realização dos X Games em Foz do Iguaçu, entre 2013 a 2015.
O Brasil está pré-qualificado como sede da competição com as cidades de Foz do Iguaçu, Brasília e Rio de Janeiro. Em janeiro de 2012, a comissão executiva do evento visitará as cidades candidatas para avaliar a estrutura técnica. A escolha da sede acontece em abril do próximo ano.

GALERIA DE IMAGENS