Curitiba sedia 42º
Congresso Brasileiro
de Medicina Veterinária

A Secretaria de Estado da Saúde contará com um estande no congresso para apresentar os projetos do Governo do Estado na área de saúde pública
Publicação
30/10/2015 - 16:28
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Secretaria Estadual da Saúde apoia a realização do 42º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, que acontece em Curitiba em 31 de outubro, 1º e 2 de novembro. A programação engloba 124 palestras e mesas-redondas em diversas áreas, como as de pequenos animais, suínos, ruminantes, selvagens, pecuária orgânica, entre outros.
“Já temos mais de 1,5 mil inscritos vindos de diversas partes do Brasil para o congresso. Estamos na 42ª edição do evento, que é o mais tradicional na área da medicina veterinária. Os interessados em participar poderão se inscrever no local”, diz o presidente da Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais do Paraná, Roberto Lange.
Profissionais nacionais e internacionais de várias especialidades participam do congresso. “Com essa congregação de veterinários de diversas áreas é possível trocar informações sobre as evoluções veterinárias, adquirir conhecimentos e fazer contatos importantes”, complementa Lange.
A Secretaria de Estado da Saúde contará com um estande no congresso para apresentar os projetos do Governo do Estado na área de saúde pública. Além disso, 70 veterinários que atuam na sede da Secretaria, regionais de saúde e municípios vão participar do evento. “É importante dar oportunidade para nossos profissionais se atualizarem e estarem cada vez mais aptos a atuar nos diversos programas em que estão inseridos”, diz a veterinária da Secretaria da Saúde, Márcia Zinelli da Silveira.
SAÚDE PÚBLICA – Atualmente, mais de 50 veterinários atuam na Secretaria de Estado da Saúde em setores ligados a questões que envolvem animais e saúde pública, principalmente na área de vigilância, como zoonoses, vigilância sanitária e diagnósticos laboratoriais.
“Está na base da formação de um veterinário o conhecimento sobre as doenças que os animais podem transmitir para o ser humano e a fisiologia deles. Por excelência, não existe um profissional que esteja mais capacitado para desempenhar essas funções dentro da Secretaria do que os veterinários”, afirma Márcia.
Durante o congresso também acontecerá uma feira para apresentação de produtos e serviços na área de veterinária. Quem não é congressista também pode participar e acompanhar as novidades. A entrada custa R$ 50 e é válida para os três dias.
RAIVA – Márcia Zinelli da Silveira vai moderar uma mesa redonda sobre o controle da raiva silvestre em áreas urbanas. “A raiva canina no Paraná está controlada e estamos partindo para o status de área livre da doença. Estamos há quase 30 anos sem notificações no Estado. Entretanto, o controle deve ser permanente, pois a raiva do cão e do gato já foi controlada na década de 90 por meio de campanhas de vacinação, mas ainda é necessário manter a vigilância nos animais silvestres”, explica.
Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:  http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br
Serviço
42º Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária
Data: 31/10 e 1 e 2/11 (sábado, domingo e segunda-feira)
Abertura: 31/10 (sábado), às 10h
Local: Expo Unimed Curitiba
Endereço: Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido

GALERIA DE IMAGENS