Curitiba recebe seminário sobre
habitação de interesse social

Encontros regionais fazem parte do processo de elaboração de lei estadual sobre o assunto
Publicação
02/08/2011 - 15:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Representantes dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral participaram nesta terça-feira (2), em Curitiba, de uma mais uma etapa do seminário regional do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social (Pehis).
Com ações previstas até 2023, o plano tem como objetivo apontar as necessidades habitacionais do Estado e direcionar os diferentes programas da área de acordo com as prioridades definidas durante os seminários.
Seguindo a metodologia estabelecida pelo Ministério das Cidades, já foram realizados o lançamento público do plano e a divulgação na internet, além de oficinas setoriais e regionais para capacitar os municípios.
Um seminário estadual está previsto para outubro, quando o plano será referendado. Os passos seguintes são a homologação pelo Conselho Estadual de Habitação de Interesse Social e a aprovação por parte da Caixa Econômica Federal e do Ministério das Cidades. Por fim, o plano será encaminhado para a Assembleia Legislativa do Paraná e transformado em lei estadual.
Segundo o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, a participação de movimentos sociais e da comunidade é um passo importante no processo. “Temos que construir um plano que atenda as necessidades de cada região. E são as pessoas que vivem nestes locais que podem nos orientar, pois conhecem a realidade”.
Para Jorge Kalache Filho, superintendente regional da Caixa, a habitação de interesse social somente é possível se for executada por meio de parcerias. “Aqui no Paraná, temos uma das melhores referências no que diz respeito ao trabalho em conjunto, pois tanto a Cohapar quanto a Cohab trabalham junto com o governo federal para melhorar a vida da população. Este seminário é fundamental para garantir a qualidade dos programas habitacionais”, disse.

GALERIA DE IMAGENS