Crianças e jovens do Cordas do Paraná emocionam servidores

Grupo de 25 músicos, de 8 anos até jovens adultos, foi recepcionado pela secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. Projeto dá prioridade a quem está em situação de vulnerabilidade social.
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04/12/2017 - 15:40
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Crianças e adolescentes do projeto Cordas do Paraná se apresentaram nesta segunda-feira (04), no Palácio das Araucárias, para a secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, e equipe. Foram 25 músicos que tocaram violinos, violas e violoncelos.

A secretária destacou que esse é mais um projeto exemplar do Estado do Paraná. “Além de ser música de qualidade, a orquestra tira crianças da situação de vulnerabilidade e dá oportunidades a elas. A gente fica feliz de ver que mais um projeto do Paraná dá certo”.

Criado em 2011 pelo violinista José Maria Magalhães da Silva, o projeto atende cerca de 280 crianças e adolescentes a partir de 8 anos, que estudam em escola pública de Pinhais e Tunas do Paraná. Segundo o idealizador, a orquestra leva a noção de responsabilidade para os alunos.

“A música ajuda em vários sentidos, como nas notas no colégio. Reforçamos neles o hábito do estudo, porque, para ficar no projeto, tem que ter nota boa. Isso também cria senso de responsabilidade”, explica Magalhães da Silva.

O repertório apresentado teve as músicas Con te partirò, de Francesco Sartori e Lucio Quarantotto; Alla Rustica, de Vivaldi, Over the Rainbow, de Harold Arlen; Pompa e Circunstância, de Edward Elgar; Asa Branca, Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga; e Divertimento, de Saint Preux.

EXPERIÊNCIAS – Para o violinista Anderson Santos Reis, 21 anos, que está no projeto desde 2014, a orquestra o ajudou raciocinar mais rápido. “A música me deixa mais inteligente. Por exemplo, em matemática eu não ia bem e a música me fez melhorar, porque faz a gente pensar de várias formas diferentes e pensar longe”, explica o jovem.

Lucieli Apolinário, mãe de João, de apenas 9 anos, conta que o filho, que era tímido, passou a ser mais desinibido e responsável. “Ele sabe o que e quanto tempo ele tem que estudar. Isso acabou criando independência e responsabilidade nele”.

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