Crianças e Copel celebram o Dia do Rio com ações ambientais

Estudantes de municípios vizinhos de Salto Caxias plantaram mudas nativas e soltaram peixes no reservatório da hidrelétrica
Publicação
24/11/2011 - 18:10
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Estudantes dos municípios de Nova Prata do Iguaçu e Capitão Leônidas Marques, nas proximidades da Usina Governador José Richa (Salto Caxias), celebraram o Dia do Rio, comemorado nesta quinta-feira (24), soltando peixes no reservatório da hidrelétrica e plantando mudas de árvores nativas da região em áreas urbanas.
A ação, promovida pela Copel em parceria com as prefeituras locais, teve por objetivo envolver a comunidade nos programas de preservação ambiental mantidos pela Companhia na região de suas usinas.
Aprenderam, na teoria e na prática, a importância de ajudar a preservar o ecossistema do rio. E colocaram as mãos na massa – ou melhor, na terra e na água – para provar que têm atitude quando o assunto é cuidar do meio ambiente. “Achei muito legal soltar os peixinhos no rio porque eles vão viver na natureza”, disse Ane Camile Lotti, de dez anos. A aluna Diane Paradas, de 11 anos, também aprendeu lições importantes durante a data comemorativa. “A gente não pode poluir a água e nem matar os animais”, enfatizou.
Cerca de dez mil alevinos de surubim do Iguaçu e lambaris foram soltos na área de lazer conhecida como Prainha, em Nova Prata. E os alunos não se intimidaram em carregar os pesados sacos com água onde estavam os alevinos até o rio, tudo para conhecer a sensação de soltar os bichinhos e vê-los nadando livremente. “Agora eles vão acasalar e, daí, nascerão mais peixinhos”, completou Ane Camile.
MUDAS - Além da importância de repovoar os rios com peixes, as crianças também conheceram o papel das árvores na natureza.
Ao plantar as mudas, elas aprenderam os benefícios de preservar a mata ciliar – que evita o assoreamento dos rios – e, também, do plantio nas cidades, já que as árvores no meio urbano ajuda a evitar cheias nos rios próximos e proporcionam sombra e conforto à população.
Ipês, marias-pretas, caliandras, cabreúvas e até espécies quase desaparecidas do território paranaense, como a peroba e o pau-marfim, foram plantados em praças e ruas do município de Capitão Leônidas Marques. No final da atividade, os alunos davam exemplo e uma verdadeira lição de cidadania aos adultos. “Se a gente plantar árvores hoje, no futuro teremos mais ar puro”, ensinou o estudante Felipe Raulino, de dez anos. “Sem elas (as árvores), a gente não sobrevive”, concluiu a estudante Geissi Stedinck, de dez anos.
AÇÕES - As ações do Dia do Rio na região de Salto Caxias fazem parte de uma série de atividades promovidas pela Copel em datas comemorativas ao meio ambiente durante o ano. “Com atividades como estas, as futuras gerações estão aprendendo que o reservatório é um patrimônio e que cuidar dele é um dever de todos”, disse Edson José Marcolin, superintendente da Superintendência de Operação e Manutenção da Geração.
Para Carlos Alberto Guelbert, gerente da usina de Salto Caxias, ações ambientais na área do reservatório são sempre bem-vindas. “Este é o maior lago da Copel em extensão e preservá-lo é fundamental para mantermos a geração da energia elétrica de que o Estado precisa”.
Na sua rotina, a Copel mantém, apoia e incentiva em todo o Estado iniciativas destinadas a promover o equilíbrio ambiental. Essas ações incluem a produção em hortos próprios de mudas destinadas ao Programa Florestas Ciliares, que tem como objetivo recuperar e recompor a vegetação das margens dos reservatórios das hidrelétricas, evitando a erosão e o assoreamento dos cursos d’água e ajudando a preservar a qualidade da água armazenada.
Outras mudas são produzidas para o Programa de Arborização Urbana, iniciativa da Copel em cooperação com as Prefeituras Municipais para aprimorar a gestão da arborização em vias públicas, empregando espécies adequadas ao convívio harmonioso com os demais equipamentos urbanos.
Há, também, o Programa de Repovoamento dos Reservatórios, que utiliza espécies nativas de peixes produzidos em sua Estação de Estudos Ictiológicos, na Usina de Segredo, para manter em equilíbrio a ictiofauna das represas. Como curiosidade, esse programa da Copel tem ajudado a salvar e preservar espécies sob risco de extinção como o Surubim do Iguaçu – o peixe de maior porte do rio Iguaçu e que chega a pesar 1,5 kg, que figurava na lista do Ibama de espécies ameaçadas.
SÃO MATEUS - Durante este final de semana, nos dias 26 e 27, a Copel também participará das atividades alusivas ao Dia do Rio que serão promovidas pela Prefeitura de São Mateus do Sul. A empresa terá um estande no local onde será realizado o 12o Encontro Ecológico do Rio Iguaçu, oferecendo à comunidade orientações para evitar acidentes com choque elétrico, mudas de árvores e dicas úteis para usar energia de forma eficiente, combatendo o seu desperdício.
Sob a coordenação da diretoria de Meio Ambiente e Cidadania Empresarial, a Copel colocará à disposição dos visitantes sua Van da Eficiência, um veículo especialmente projetado para servir como um laboratório sobre rodas para mostrar – de maneira simples e didática – como a eletricidade é produzida e o caminho que ela percorre até chegar aos pontos de consumo.
Junto, o visitante aprende que combater o desperdício de energia elétrica é ajudar a preservar os recursos naturais evitando, ou ao menos adiando, a necessidade de construir novas unidades de produção de energia elétrica.

GALERIA DE IMAGENS