Cresce a procura pelo
mestrado interdisciplinar
da Unespar

Houve aumento de 27% na procura pelo mestrado. 70 candidatos disputam 10 vagas ofertadas pelo programa.
Publicação
07/02/2017 - 14:31

Confira o áudio desta notícia

A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) publicou a homologação dos candidatos no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD). Nesta edição, o processo seletivo vai contar com a participação de 70 candidatos que desejam preencher as 10 vagas ofertadas. A lista dos candidatos pode ser conferida em: ppgsed.unespar.edu.br.
Na comparação com o ano passado, a coordenação informa que houve um crescimento de 27,3% na procura pelo mestrado. Além de paranaenses oriundos de diferentes municípios, o segundo estado com o maior número de inscritos é o de Mato Grosso do Sul.
Devido à característica interdisciplinar do mestrado, graduados em 23 cursos se inscreveram. Algumas das áreas de atuação dos candidatos são Direito, Pedagogia, Letras, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo e Serviço Social.
O coordenador do programa, Marcos Bovo, salienta que o aumento das inscrições é um dos resultados positivos. Para ele, outros fatores também se destacam. “Os projetos apresentados em sua maioria vão ao encontro das pesquisas desenvolvidas pelos professores e essa diversidade de profissionais interessados evidencia a importância do programa para atender as demandas de áreas que não possuem pós-graduação stricto sensu”, argumenta.
PROVA - A prova escrita do processo seletivo será realizada na próxima segunda-feira, 13, às 8h30, no campus de Campo Mourão, nas salas D1 e D2. Os candidatos devem comparecer com 30 minutos de antecedência e apresentar cédula de identidade original ou documento com foto legalmente equivalente. A prova terá duração de 3 horas e 30 minutos e a lista de candidatos aprovados na etapa estará disponível a partir do dia 21 de fevereiro.
CURSO - O mestrado interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento da Unespar é ofertado no campus de Campo Mourão e foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em agosto de 2013. As atividades iniciaram em março de 2014, com o ingresso da primeira turma. Neste ano, o processo vai definir os dez estudantes que vão integrar a quarta turma.
Conforme o coordenador, as ações interdisciplinares entre os docentes e as áreas de conhecimento envolvidas têm permitindo a construção de novos saberes e estratégias. “Os nossos diálogos permitem a compreensão e a atuação na realidade social, cultural e econômica regional e do país, associando-se, ao mesmo tempo, aos desafios da expansão da pós-graduação no Brasil, relativos à produção científica, à formação de pesquisadores, à articulação com a educação básica”, expõe.