Copel visita canteiros de obras
para orientar sobre segurança

Campanha, que será realizada nesta sexta-feira (11) em Curitiba, Londrina e Maringá, visa reduzir acidentes envolvendo a rede elétrica
Publicação
10/11/2011 - 16:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Copel faz nesta sexta-feira (11) uma campanha de esclarecimento a trabalhadores da construção civil sobre os riscos de acidentes envolvendo a rede elétrica. Técnicos de segurança da companhia farão palestras e distribuirão material informativo em canteiros de obras de várias cidades. A expectativa é alcançar cerca de 11,5 mil trabalhadores do segmento, que é um dos mais aquecidos da economia e também um dos mais vulneráveis a acidentes com a rede elétrica.
A campanha faz parte da programação da 6a Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica, que reúne as maiores distribuidoras de energia elétrica do País para promover a prevenção de acidentes com choque elétrico. Serão visitados canteiros de obras em Curitiba, Londrina e Maringá.
Em Curitiba, a intenção é levar informações a 2 mil trabalhadores. Além de um livreto explicativo, eles ganharão canecas que relembram a necessidade de manter permanente atenção ao uso seguro da eletricidade.
Ações semelhantes já foram realizadas ao longo da semana em outros municípios, como Cascavel, Ponta Grossa e outros das regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, atingindo cerca de 7 mil operários.
ACIDENTES – Em 2010, a indústria da construção civil respondeu por mais de 20% do total de acidentes envolvendo energia elétrica no Paraná. O principal perigo a que os operários estão expostos é o contato direto ou aproximação demasiada de andaimes, escadas, barras de ferro ou calhas dos cabos condutores de energia – casos que muitas vezes são fatais, seja pela descarga elétrica ou pela queda que a pessoa pode sofrer em razão do choque.
Além disso, são comuns os casos de ligações elétricas improvisadas nos canteiros de obras, com emendas não isoladas e fios desencapados na presença de água. Tais situações de risco podem ser evitadas e corrigidas com alguns cuidados e organização, fatores detalhados no material da campanha.
CAMPANHA – A Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica é uma campanha da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em parceria com 42 concessionárias associadas – entre elas, a Copel.
Realizada sempre na primeira semana do mês de novembro, a campanha teve início segunda-feira (7) com o objetivo de orientar os consumidores para os cuidados que o uso da eletricidade requer. No Paraná, cerca de 500 voluntários em diversos municípios estão distribuindo materiais e brindes com informações sobre prevenção de acidentes com choque elétrico nas ruas mais movimentadas, terminais de ônibus, escolas e supermercados.
Graças a iniciativas como esta, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica tem percebido uma gradual redução nos índices de acidentes envolvendo as redes elétricas. Dados da associação mostram que nos últimos dez anos as taxas de gravidade e de frequência das ocorrências com choque elétrico estão caindo, assim como o número de mortes. Apenas entre 2009 e 2010, houve redução de 7% no total de acidentes fatais.
No Paraná, os dados também demonstram melhora significativa nos últimos anos: entre 1998 e 2010, o número de acidentes com morte caiu de 41 para 16, com redução da ordem de 61%.
CONSCIENTIZAÇÃO – A reação da população à campanha também demonstra que as pessoas estão mais conscientes quanto aos cuidados a serem tomados com a energia elétrica. Em Curitiba, quando da distribuição do material informativo nos terminais, o público lia e comentava as orientações.
O pintor Marcos Pereira do Nascimento, por exemplo, destacou a importância das informações no seu cotidiano. “Eu trabalho com andaimes e reconheço a necessidade de trabalhar com segurança. Já perdi um colega que morreu ao tomar um choque na rede. Isso deve servir de lição para nos cuidarmos”, disse.
Em Londrina, no primeiro dia da campanha, as ações tiveram caráter lúdico. No calçadão, a criançada se divertiu – e aprendeu a evitar situações de risco – com um teatro de fantoches criado e apresentado por eletricistas da Copel na cidade.
NÚMEROS - Em 2010, o contato com fios energizados causou 304 mortes no Brasil. No Paraná, foram 16 acidentes fatais no ano passado, segundo dados da Copel. Entre os tipos de ocorrências catalogados, aquelas ligadas à construção civil e manutenção predial lideram o ranking nacional, com 88 mortes.
Outros acidentes comuns envolvem a poda de árvores situadas próximas dos fios elétricos, retirada de pipas que enroscam na fiação, instalação de antenas de TV nas proximidades da rede elétrica, furto de cabos e, ainda, o contato de implementos agrícolas como hastes pulverizadoras e canos de irrigação com os condutores de energia em áreas rurais.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA SEGURANÇA PARA ESTA SEXTA, DIA 11:
Em Curitiba:
Palestras e distribuição de material informativo às 11h e às 12h no Sinduscon-PR (Rua João Viana Seiler, 116) e às 11h em canteiro de obras da Construtora Pato Branco, na CIC (Residencial Pato Branco, Estrada Velha do Barigui, 909, a 1 km do terminal do bairro Fazendinha).
Em Londrina:
Palestras e distribuição de material informativo às 7h30 em canteiro de obras da A. Yoshii Engenharia (Rua Fernando Monteiro Furtado,150), às 14h em canteiro de obras da Construtora Plaenge (Rua Eurico Humming, 633) e às 16h30 da Construtora Quadra (Avenida Prefeito Faria Lima, 1599).
Em Maringá:
Palestras às 7h nos canteiros de obras das construtoras Expansão (Avenida Gasto Vidigal, 2.268) e Plaenge (Avenida Adv. Horácio Raccanello Filho, 4.770).

GALERIA DE IMAGENS