Copel vai investir R$ 486 milhões em projetos para a Copa

Informação foi transmitida durante reunião da Câmara Temática de Infraestrutura, vinculada à Secretaria de Estado para Assuntos para a Copa do Mundo 2014.
Publicação
27/09/2011 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Companhia Paranaense de Energia (Copel) projeta investir R$ 486 milhões para reforçar seus sistemas de fornecimento de energia até o mundial da FIFA. A informação foi repassada por técnicos da empresa durante reunião da Câmara Temática de Infraestrutura, vinculada à Secretaria de Estado para Assuntos da Copa do Mundo 2014.
Outra informação importante é de que a Copel está adquirindo geradores móveis. “Estamos planejando a aquisição de dois conjuntos, que possibilitarão minimizar o tempo de desligamento em contingências. Também vai atender solicitações emergenciais de aumento da demanda, além de atender plenamente cargas vinculadas ao evento Copa 2014”, afirmou engenheiro da Copel, Milton José Marcolan.
Para o secretário para Assuntos da Copa, Mario Celso Cunha, os investimentos da Cope são exemplo do legado que o mundial deixará para a população do Paraná. “Toda infraestrutura urbana e viária será reforçada e quem ganha é a população”, disse.
A reunião da Câmara teve a participação de representantes de 23 entidades. Além da atualização da situação de distribuição de energia, o encontro serviu para um balanço das obras no Aeroporto Afonso Pena. Segundo o superintendente da Infraero, Antonio Pallu, o estacionamento de veículos deve ser entregue em dezembro de 2011, passando de 670 para 2.200 vagas. Ele anunciou também a construção de um edifício garagem com 3.015 vagas.
O presidente da Câmara Temática, Paulo Rogério Scholl, da Compagas, reforçou a necessidade de alimentar o Portal da Copa com informações precisas, visando dar transparência às ações. “Hoje são mais de quinze órgãos fiscalizadores e todos tem nos solicitado informações”, disse o vice-presidente da Câmara Temática, Sandro Setim, da Comec.
O reforço no serviço de táxi também foi objeto de debate no encontro, que contou com a presença do secretário chefe do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, Alceni Guerra. Participaram da reunião Zelinda do Rosário (IPPUC), Sandro Setim (Comec), Milton José Marcolan (Copel), o empresário Walmor Weiss, Osmar Metzner (Tribunal de Contas da União), Fábio Lourenço (Ministério Público), Paulo César Huy de Macedo (DER-PR), Rosane Gonçalves (Seplan), Luiz Carlos Kubitzki (Central de Táxis), José Carlos Pereira Filho (Urbs), Olisnei Wurmli (Casa Militar), Moacir José da Silva (SMOP), Mario Marcio Archegas (SMOP), José Rubel (SEMA), Paulo Eduardo (IAP), Wolmy Bruel Junior (SMU), Cristiano Maia Aechinger (CMA), Adão Pedroso (Celepar) e Maria José (Celepar).
SEGURANÇA - O Ministério da Justiça, através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, promoveu em Porto Alegre, o primeiro encontro das doze cidades sedes do mundial 2014, com foco na Segurança Pública. O Paraná foi representado pelos secretários Mário Celso Cunha (Copa 2014), e Reinaldo de Almeida César (Segurança Pública), que fez uma apresentação das atividades da área no Estado. "Estamos ampliando os nossos efetivos, qualificando as equipes e recuperando a nossa força policial. Vamos atuar forte na área de fronteira. Estamos preparados para enfrentar o desafio deste megaevento que é a Copa do Mundo", afirmou.

GALERIA DE IMAGENS