Copel pavimenta trecho
que liga a BR-277 à
usina Cavernoso 2

Com investimentos de R$ 120 milhões, nova hidrelétrica começa a operar no segundo semestre, com potência para atender o consumo de uma cidade com 50 mil habitantes
Publicação
29/02/2012 - 17:09
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Copel está pavimentando em Virmond, na região central do Estado, a estrada que liga o canteiro de obras da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Cavernoso 2 até a BR-277.
A usina tem início de funcionamento previsto para o segundo semestre deste ano e vai operar com potência instalada de 19 mil quilowatts – o suficiente para atender ao consumo de uma cidade com 50 mil habitantes. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 120 milhões.
As obras são realizadas em um percurso de cerca de 15 quilômetros. A técnica utilizada é a do calçamento com pedras irregulares – o mesmo padrão construtivo adotado no primeiro trecho pavimentado da estrada. Cerca de 20 trabalhadores estão envolvidos nos serviços, realizados no sentido BR-277/usina. A ação se enquadra no Programa de Readequação e Relocação da Rede Viária, presente no Projeto Básico Ambiental da PCH Cavernoso 2 (obra que a Copel executa entre os municípios de Virmond e Candói).
A estrada foi construída na metade do século passado, época em que o extinto DNAEE (Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica) e a Prefeitura de Laranjeiras do Sul ergueram a Usina Cavernoso 1, inaugurada em 1964 com 320 quilowatts de potência instalada. No ano seguinte, a usina foi incorporada ao patrimônio da Copel e, mais tarde, teve sua capacidade de produção ampliada para os atuais 1,3 mil quilowatts.
OBRAS – A execução da barragem da PCH Cavernoso 2 segue com 30% dos volumes previstos já prontos. A estrutura terá 520 metros de comprimento na crista e altura máxima de 18 metros. O mesmo ritmo está sendo seguido na concretagem do vertedouro e construção das adufas de desvio – estruturas que permitirão o desvio do rio para que seja possível, mais tarde, trabalhar na área correspondente ao seu leito original.
Na casa de força, continuam a instalação das armações, montagem de embutidos e lançamento dos concretos de regularização e estrutural. As escavações do túnel de adução, que terá no total extensão de 250 metros e 6 metros de diâmetro, já atingiram 75 metros. Cerca de 250 trabalhadores atuam nesta fase da obra.
A execução do empreendimento Cavernoso 2 representa a retomada da construção de pequenas centrais hidrelétricas pela Copel. A exploração desses aproveitamentos foi uma atividade que marcou a implantação e consolidação do sistema elétrico do Paraná na década de 60.

GALERIA DE IMAGENS