A Copel participa hoje (22) do Dia Mundial Sem Carro, data comemorada em várias cidades do mundo com o objetivo de incentivar o uso de outros meios de transporte que não sejam o automóvel. A ação estimula a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida nas cidades por meio da redução de emissões de gases de efeito estufa.
“A expectativa é de que a adesão ao Dia Mundial Sem Carro na Copel aumente a cada ano. Incentivamos que as pessoas venham de bicicleta ou a pé, por serem meios de locomoção que não geram emissões”, afirma o presidente da Copel, Antonio Guetter.
No dia de bike ao trabalho, em 12 de maio, 112 empregados se deslocaram até a Copel de bicicleta ou a pé. Desses, 46 já vão para o trabalho de bicicleta ou a pé todos os dias, evitando a emissão de 28 toneladas de gases de efeito estufa por ano.
A Copel também lançou essa semana uma pesquisa interna de mobilidade, para mapear os modais adotados pelos funcionários e comparar com os dados da pesquisa do ano anterior.
EMISSÕES EVITADAS - Se os 112 funcionários que usaram bicicleta ou caminharam até o trabalho em maio fizessem isso o ano inteiro, eles evitariam a emissão de 65 toneladas de gases de efeito estufa por ano. Para neutralizar essas emissões, seria preciso plantar e manter por 30 anos em crescimento 501 árvores na Mata Atlântica.
FROTA USA ETANOL - Em agosto de 2017, a Copel lançou internamente uma campanha para abastecer com etanol os mil veículos da frota corporativa que são do tipo flex. Além de ser mais barato do que a gasolina, o etanol gera menos poluição e demanda menos manutenção do veículo, dependendo do modelo e da forma de dirigir.
A ação faz parte dos programas de Ecoeficiência e de Mudança do Clima da Companhia. “A Copel tem como meta reduzir em 5% as emissões de sua frota, levando em consideração um balanço do que foi emitido entre 2011 e 2014”, detalha Guetter.
Mais informações sobre os compromissos assumidos pela Copel para redução de emissões de gases de efeito estufa estão no site da empresa.