Copel inaugura subestação
em Arapongas

O empreendimento inclui duas linhas de transmissão e absorveu investimentos de R$ 17 milhões. Serão beneficiados 420 indústrias, 580 estabelecimentos comerciais e 11 mil consumidores residenciais
Publicação
08/07/2011 - 14:46
Editoria
A Copel entregou oficialmente na quinta-feira (7) a nova subestação Tangará, que permitirá atender a crescente demanda por energia elétrica do município de Arapongas, região norte do Paraná. O empreendimento inclui duas linhas de transmissão e absorveu investimentos de aproximadamente R$ 17 milhões.
Na cerimônia de inauguração da unidade, o presidente da Copel, Lindolfo Zimmer, afirmou que o empreendimento dará plena sustentação à expansão da atividade econômica da região. “Vamos garantir energia de qualidade para a expansão dos negócios e para as novas indústrias que queiram se instalar em Arapongas”.
Zimmer destacou o esforço para a atração de novas indústrias empreendido pelo governador Beto Richa, que tem despertado o interesse de investidores de outras regiões. “A Copel vem sendo freqüentemente consultada por grupos empresariais e industriais interessados em se estabelecer no Paraná”, relatou. “Certamente teremos um crescimento acima da média nacional este ano e isto é uma satisfação muito grande, pois nossa empresa estará envolvida e participando ativamente desse processo”, disse o presidente.
O prefeito de Arapongas, Luiz Roberto Puglisiese, destacou a importância da obra para o município e toda a região. “Recentemente, fizemos uma apresentação para um grupo de fora e listamos uma série de fatores, mas o argumento mais convincente foi o custo da energia elétrica que eles pagariam aqui no Paraná. Temos energia limpa e barata, e isto atrai investimentos”, afirmou.
AUTOMATIZADA - A nova unidade está equipada com dois transformadores, somando uma potência de 63 MVA (megavolts-ampères), que suprirá um terço dos domicílios instalados no município de Arapongas.
Totalmente automatizada, a subestação é operada e controlada em tempo real por comando remoto. Além de ampliar a disponibilidade de energia para consumo na região, a subestação contribui para a flexibilidade operacional do sistema, aumentando as opções de manobras em situações de emergência e servindo como alternativa para restabelecer o suprimento aos consumidores na eventualidade de uma pane.
Serão beneficiados diretamente com o empreendimento 420 indústrias, 580 estabelecimentos comerciais e 11 mil consumidores residenciais instalados nos bairros Jardim Bandeirantes, Jardim do Carmo, Conjunto Flamingos, Residencial Águias, Jardim São Carlos, Jardim Monte Carlo, Flamingos III, Residencial del Condor, Jardim San Raphael, Jardim Aeroporto, Jardim Caravelle, Jardim Bela Vista e Jardim Bononi.

GALERIA DE IMAGENS