A Copel fará um mutirão nesta quarta-feira (4) para regularizar cabos de telefonia e dados em diferentes regiões de Curitiba. No Pilarzinho, o trabalho será a partir da esquina da Rua Nilo Peçanha com a Rua José Fiori. No Cajuru, o serviço será executado na Rua Assis de Brito, entre as ruas Luiz Lara Fernandes da Penha e Marcelo dos Reis Domingues Bento. No Uberaba, será na Rua Jaboticabas, entre as ruas Capitão Leônidas Marques e Guaraná.
A ação é a primeira de outubro e será repetida nos dias 11 e 18, no Portão, e no dia 25, no Santa Cândida. Equipes da Copel vão retirar os cabos de telefonia, internet e dados que estiverem pendurados, caídos ou com algum tipo de irregularidade que apresente risco de acidentes.
As empresas operadoras de telecomunicações que possuem cabos no local foram notificadas com antecedência para acompanhar o trabalho e regularizar os cabos encontrados que estiverem situação de risco.
Caso haja ausência das equipes das empresas de telefonia, a Copel vai cortar os cabos nos trechos em que houver risco de segurança. “Cada empresa deve manter organizada sua fiação. Há diversos cabos baixos, soltos ou pendurados, o que gera poluição visual e pode causar acidentes”, diz o gerente de projetos e obras de Curitiba, Gláucio Martinez Lopes. “Como proprietária dos postes, a Copel é também responsável pela fiscalização das estruturas que são compartilhadas e vai retirar todos os cabos que oferecem risco à população”.
Caso alguma operadora de telefonia não compareça ao local nesta quinta-feira e tenha cabos seccionados, interrompendo o serviço de telefonia e internet, a Copel orienta os clientes afetados a procurarem o atendimento da empresa responsável para regularizar o serviço.
COMPARTILHAMENTO - A Copel é proprietária da grande maioria dos postes de Curitiba. No entanto, há um convênio de compartilhamento dessas estruturas com as operadoras de telefonia e dados.
Cada empresa é responsável pela manutenção da estrutura de sua propriedade. Sempre que são executadas obras na rede de energia, a Copel informa com antecedência as empresas responsáveis para que possam evitar a interrupção de serviços.
Em caso de ausência das empresas, as equipes da Copel amarram os cabos e, em seguida, notificam a operadora. Em situações de risco à população, a Copel secciona o cabo irregular, o que pode causar interrupção de serviço de telefonia e internet para alguns consumidores.
O consumidor também pode ajudar a fiscalizar a situação dos cabos, denunciando instalações inadequadas ou que ofereçam risco. Como a maioria das pessoas não sabe a diferença entre cabos de energia e de telefonia, em caso de cabos caídos ou pendurados a Copel orienta a população a jamais tocá-los e a avisar imediatamente a Companhia pelo telefone 0800 51 00 116.