Copel é reconhecida como destaque em governança na B3

Iniciativa é de boas práticas em governança corporativa. A companhia atendeu a todas as medidas obrigatórias exigidas pelo programa da bolsa de valores brasileira.
Publicação
21/12/2018 - 12:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

A Copel anunciou nesta sexta-feira (21) sua adesão ao Programa Destaque em Governança de Estatais da B3, a bolsa de valores brasileira. A adesão é voluntária e, para a certificação, as companhias estatais devem, no momento da adesão, implementar as medidas obrigatórias ou optativas de governança corporativa previstas no programa.

Apenas outras quatro estatais – Petrobras, Banco do Brasil, Eletrobras e BB Seguridade – atendem aos critérios para possuir a certificação do programa, lançado em 2017 para incentivar a adoção de boas práticas de governança pelas companhias estatais. As boas práticas abrangem transparência na prestação de informações, segurança de controles internos, regras claras para composição da administração e alinhamento à rigorosa legislação das estatais e anticorrupção, entre outras.

“É uma conquista que reforça o comprometimento da Copel com os mais elevados padrões de governança corporativa e reflete nossa convicção de que transparência e responsabilidade são práticas fundamentais para o crescimento sustentado do negócio”, afirmou o presidente Jonel Iurk durante o anúncio do reconhecimento em São Paulo.

REQUISITOS – A Companhia atendeu a todas as medidas obrigatórias requeridas e obteve 58 do total de 60 pontos das medidas optativas. A empresa terá três anos para implementar as medidas de governança faltantes, quais sejam: eleger os membros do Comitê de Indicação e Avaliação previsto no Art. 50 de seu Estatuto Social, bem como divulgar as atas das reuniões deste órgão.

A B3 realiza um acompanhamento anual do cumprimento dos requisitos para constar do Programa.

HISTÓRICO - A Copel abriu seu capital em abril de 1994 na Bolsa de Valores de São Paulo (hoje B3) e tornou-se, em julho de 1997, a primeira empresa do setor elétrico brasileiro listada na Bolsa de Valores de Nova York, a Nyse.

Sua marca também está presente, desde junho de 2002, na Europa, com seu ingresso no Latibex – o braço latino-americano da Bolsa de Valores de Madri. Em maio de 2008, a Copel aderiu ao nível 1 de Governança Corporativa da B3.

Suas boas práticas em governança resultaram no reconhecimento da Copel como a estatal mais transparente do Brasil em janeiro de 2018, pela Transparência Internacional (TRAC Brasil), e também como a mais aderente à Lei das Estatais, de acordo com o Observatório de Estatais da FGV.