Copel assina parceria de
inovação com cinco startups

Evento deu início de uma parceria que objetiva gerar trabalhos inovadores para a Copel e experiência para as empresas. A expectativa é obter aprimoramento no atendimento aos clientes, em ferramentas que otimizem o trabalho da Companhia e na gestão de processos.
Publicação
02/04/2018 - 17:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O presidente da Copel, Antonio Guetter, assinou nesta segunda-feira (2) os contratos de parceria com cinco startups selecionadas para participar do programa de aceleração Copel+. O evento marcou o início de uma parceria que objetiva gerar trabalhos inovadores para a Copel e experiência para as empresas. A expectativa é obter aprimoramento no atendimento aos clientes, em ferramentas que otimizem o trabalho realizado pela Companhia e na gestão de processos.

Lançado no final de 2017, o Copel+ busca por projetos que agreguem valor para a empresa. Em troca, as startups vão receber contrapartida financeira, profissionais para mentoria e infraestrutura. “O projeto foi estruturado para desenvolver novos negócios a partir da visão inovadora dessa nova geração de empresas, criadas sob a dinâmica de um mercado agressivo e, ao mesmo tempo, antenadas com a necessidade de soluções para os maiores desafios contemporâneos”, afirmou Guetter”.

O evento também marcou o lançamento da segunda fase do programa Copel+, que contará com a parceria da PUC-PR e Sistema Fiep no desenvolvimento de produtos e serviços a partir de ideias incipientes e também na criação de uma metodologia de educação empreendedora nas universidades.

PROJETOS SELECIONADOS - As startups desenvolverão seus projetos em um novo prédio, erguido no polo operacional da Copel no bairro Mossunguê, onde contarão com a mentoria de profissionais experientes da empresa. Os projetos têm duração de seis meses – após este período a Companhia conserva o direito de implementá-los, e as startups podem levar as soluções customizadas para o mercado, sem pagamento de royalties.

Uma das soluções é o robô da empresa Talk All, um chat para atendimento automático de clientes, inclusive nas redes sociais. Por meio de uma caixa de diálogo em chat, o software atende às principais demandas de serviços, como segunda via de conta e registro de falta de luz, diminuindo as chamadas para o call center.

Outro projeto selecionado é o Dunning, da Proativa Desenvolvimento de Sistemas, composto por um sistema de cobrança inteligente e automatizado para controle da inadimplência. O software é resultado de dois anos de pesquisa na Cemig Distribuição, e sugere estratégias de cobrança com maior probabilidade de recuperação do débito e menor custo execução.

Já a startup Radek vai trazer à Copel uma tecnologia de medição de consumo em áreas rurais, por meio de radiofrequência. A solução permite comunicação em longas distâncias com consumo mínimo de energia.

A quarta solução selecionada pela Copel é uma tecnologia para serviços de inspeção e monitoramento de linhas de transmissão por meio de drones, desenvolvida pela Aerometrics Tecnologia.

Por fim, a startup Pipefy está trazendo à Copel o software de mesmo nome, que faz gestão e automação de processos e workflows baseados na nuvem, otimizando o cumprimento de prazos e reduzindo custos envolvidos nos processos de compras e contratações. A startup foi premiada como a Mais Inovadora da América Latina pelo Latam Founders e já atende a diversas grandes empresas.

GALERIA DE IMAGENS