Copa deve estimular o ecoturismo e o turismo de aventura

Preparação para o mundial de 2014 inclui diversas iniciativas de qualificação para empresários e profissionais do turismo e de hotelaria e gastronomia
Publicação
31/03/2011 - 13:40
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Os secretários estaduais Mario Celso Cunha, Assuntos da Copa, e Faisal Saleh, do Turismo, participaram nesta quinta-feira (31/03) do seminário de apresentação do programa Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura. Organizado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae, o programa vai oferecer qualificação a empresários, gestores de unidades de conservação ambiental, agentes de viagem, guias e condutores de turismo de aventura dos 12 estados-sede da Copa do Mundo de Futebol 2014.
Coordenado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), o projeto prevê cursos gratuitos que começam no segundo semestre deste ano, com vagas para 121 turmas presenciais, 86 turmas em cursos a distância e oito em treinamento por cronograma de vídeo-aulas. Serão ofertadas 8 mil vagas em todo País.
“É importante termos estes instrumentos para preparamos as pessoas para fazer um bom atendimento aos turistas que circularão pelo País no período da Copa e depois da sua realização”, afirmou Mario Celso Cunha. Segundo ele, quanto melhor a recepção, melhores serão as oportunidades de atrair novos fluxos turísticos no futuro. “A orientação do governador Beto Richa é incluir todos segmentos turísticos no projeto do Mundial”, disse Mario Celso. “Estamos empenhados em recuperar os Parques do Estado e também em fazer um DNA no turismo paranaense”, completou Faisal Saleh.
A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Curitiba (Sindotel) e o Ministério do Turismo vão promover o programa “Profissional Bom de Copa”, que também faz parte do projeto Bem Receber Copa. No Paraná, foram abertas 500 vagas para trabalhadores de hotelaria e gastronomia que receberão cursos de qualificação, orientações e noção de idiomas.
O presidente da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomercio), Darci Pianna, anunciou, durante a 122ª Reunião de Diretoria da entidade, que nos próximos meses será lançado um grande programa de capacitação para profissionais do comércio, em apoio às ações da Copa do Mundo no Paraná.
“O sistema Fecomercio poderá nos ajudar na capacitação dos trabalhadores do setor e também dos voluntários para a Copa”, afirmou Mario Celso, lembrando que serão cadastrados 18 mil voluntários em todo o Brasil, cujo recrutamento será feito pelo Comitê Local da Fifa, em 2012.
Até o final de 2013, o Bem Receber Copa pretende capacitar 306 mil profissionais que terão contato direto com os turistas que vierem para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Trabalhadores do receptivo turístico nos 65 destinos indutores do Ministério do Turismo formam o público-alvo dos cursos reservados para as áreas de transporte aéreo regional, meio de hospedagem, alimentação fora do lar, locadoras de automóveis e turismo de aventura e ecoturismo.

GALERIA DE IMAGENS