A governadora Cida Borghetti e o presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, assinaram nesta sexta-feira (30), em Maringá, convênios que delegam ao Estado as ações de saneamento dos municípios de Floresta e Cianorte, no Noroeste do Estado. Com isso, a Sanepar poderá renovar os contratos de prestação de serviços de água e esgoto nos municípios pelos próximos 30 anos.
Para Floresta, que ainda não tem o serviço de coleta e tratamento de esgoto, a companhia projeta obras que devem atingir 50% da população com acesso ao sistema de esgoto até 2021. A previsão é que o índice de coleta e tratamento da cidade chegue a 65% até 2031.
Em Cianorte, a previsão é ampliar os índices de coleta e tratamento de esgoto dos atuais 68% para 80% até 2020. O serviço de distribuição de água tratada já é universalizado nas duas cidades.
CONTRATOS – O presidente da Sanepar disse que, para chegar até a delegação dos serviços, houve a revisão dos planos municipais de saneamento básico, por estudos econômicos, audiências públicas e aprovação das câmaras municipais.
De acordo com ele, as assinaturas dos contratos devem acontecer nos próximos dias. “Isso vai significar a expansão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, com investimentos vultosos tanto em água como esgoto”, disse. “O Paraná tem os melhores índices de saneamento do Brasil, com água tratada universalizada nos municípios onde a Sanepar atua. Nossa meta é também universalizar o tratamento de esgoto nos próximos anos”, salientou.
SISTEMA PENITENCIÁRIO – Na mesma solenidade, a governadora anunciou a abertura de licitação pela Paraná Edificações para a construção das cadeias públicas de Ponta Grossa, Londrina, Guaíra e Foz do Iguaçu.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade os secretários da Fazenda, José Luiz Bovo; e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio; os presidentes do Fundepar, José Roberto Ruiz; do Tecpar, Júlio Félix; do IAP, Luiz Carlos Manzato; da Acim, Michel Felipe Soares; e da Amusep, André Luiz Bovo; o reitor da UEM, Júlio Damasceno; a comandante-geral da PM, coronel Audilene Dias Rocha; o chefe do Estado-maior da PM, Antonio Zanatta; o deputado federal Ricardo Barros e os deputados estaduais Tiago Amaral e Jonas Guimarães.